Ouvir o texto...

domingo, 4 de agosto de 2013

Casarão do Museu Julio de Castilhos é reaberto em Porto Alegre

Casa onde morou político positivista estava fechada há 16 anos. Espaço de exposições foi ampliado e ganhou mais quatro salas.

Depois de 16 anos fechado, foi reaberto na manhã deste sábado (3) com uma programação especial o prédio principal do Museu Julio de Castilhos, no Centro Histórico de Porto Alegre. O espaço de exposições foi ampliado e agora conta com mais quatro salões.
Considerado o mais antigo museu do Rio Grande do Sul, o casarão localizado na Rua Duque de Caxias é uma herança colonização açoriana na capital gaúcha. O prédio foi construído em 1887 e foi a última casa do político considerado patriarca do estado, morto em 1903.
Museu Julio de Castilhos Tarso Genro (Foto: Caroline Bicocchi/Palácio Piratini)Governador Tarso Genro compareceu à reabertura
(Foto: Caroline Bicocchi/Palácio Piratini)
O acervo do museu é composto de mais de 11 mil peças, como pinturas, fotografias, roupas, armas, documentos e objetos pessoais de Julio de Castilhos, de grande valor artístico e histórico. Ainda neste ano, a mobília que pertenceu ao político deve voltar a ser exposta no museu.
Um evento em homenagem à cultura açoriana foi organizado para marcar a reabertura. Durante todo o dia, o público pode acompanhar apresentações de dança, canto e artes cênicas, além de uma feira de gastronomia inspirada na culinária açoriana.
fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário