Ouvir o texto...

terça-feira, 20 de agosto de 2013

Evento Festival FUSO mostra vídeo arte em jardins e praças de Lisboa


O Festival FUSO Anual de Vídeo Arte Internacional de Lisboa regressa hoje, para exibir filmes em espaços ao ar livre de cinco museus da capital, onde irá permanecer até 19 de Setembro.




O festival, que decorre este ano em quinta edição, é produzido pela DuplaCena e a Horta Seca - Associação Cultural, em coprodução com a Empresa de Gestão de Equipamentos e Animação Cultural (Egeac), o BES Arte & Finança e a Fundação EDP.

Este ano, segundo a DuplaCena, foram estabelecidas parcerias com quatro museus nacionais em Lisboa - o de História Natural e da Ciência, de Arte Contemporânea, o Arqueológico do Carmo e o Nacional de Arte Antiga - onde serão apresentados os vídeos, em espaços ao ar livre.

Um dos objetivos deste festival é dar a conhecer ao público não apenas as novas obras de vídeo arte de portugueses e estrangeiros, mas também as problemáticas em que estão envolvidos.

O Festival vai atribuir nesta edição dois prémios: o Prémio Aquisição FUSO/Fundação EDP para a melhor obra, no valor de 2.500 euros, e o Prémio do Público, que consiste num certificado.

De acordo com a organização, o tema deste ano será "Plural de Cor", que remete para os filmes (experimental, ficção, documentário) realizados a preto e branco, "cores que não são geralmente consideradas como tal".

A direção-geral é de António Câmara Manuel e os programadores são Jean-François Chougnet, Lori Zippay, Pilar Simon Ribal, Anne Marie Duguet, Susana Pomba, Isabel Nogueira e Solange Farkas.

No Espaço BES Arte & Finança inaugura hoje uma exposição na qual estarão patentes trabalhos de artistas portugueses, com curadoria de João Laia.

Os prémios serão anunciados a 25 de agosto, numa cerimónia que decorrerá, a partir das 22:00, no jardim do Museu Nacional de Arte Antiga, em Lisboa.

fonte:
http://www.noticiasaominuto.com/cultura/99673/festival-fuso-mostra-v%C3%ADdeo-arte-em-jardins-e-pra%C3%A7as-de-lisboa#.UhPelq7oD-s

Nenhum comentário:

Postar um comentário