Ouvir o texto...

quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Gênio da serigrafia e da publicidade, Andy Warhol completaria 85 anos

Fascinado por celebridades e pelo universo pop, retratou personagens que foram símbolo do seu tempo e que se tornaram quadros de museus.


Objetos banais em forma de ícones assinados pelo gênio do silkscreen e da publicidade. Andy Warhol tratou símbolos de consumo americanos da década de 60 com a grandeza da arte renascentista. Revolucionário, tinha personalidade tão forte quanto as cores que imprimia nos quadros. Ele chegou a dizer: ‘Se você quiser conhecer Andy Warhol, olhe na superfície dos meus quadros. Não tem nada atrás”.
Estudioso, o filho de imigrantes tchecos conhecia a história da arte. Começou a carreira como ilustrador de revistas de moda e vitrinista, mas logo se tornou um artista popular e valorizado.
Fascinado por celebridades e pelo universo pop, retratou personagens que foram símbolo do seu tempo e que se tornaram quadros de célebres museus. Mas camisetas e cartazes se espalharam pelo mundo. Tudo em cores fortes e formas simples, que ele multiplicava com a serigrafia e aumentava o impacto visual.
É dele a célebre frase que afirmava que: “No futuro todo mundo terá 15 minutos de fama”. Ele transformou seu estúdio em Nova York em uma fábrica de novidades nas artes plásticas, literatura, cinema e música. Promovia artistas da vanguarda pop. Foi nele que nasceu uma das bandas mais importantes do rock dos anos 60: o Velvet Underground.

fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário