Ouvir o texto...

segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Ecomuseu encerra Primavera de Museu com Pôr do Sol Cultural


A 7ª Primavera de Museu do Ecomuseu da Amazônia encerrou a programação no fim da tarde desta última sexta-feira, dia 27, com o I Pôr do Sol Cultural da ilha de Caratateua. Música, dança, poemas e diversas apresentações culturais afro-brasileiras marcaram o evento.

Com composições de artistas regionais e de autoria própria, o professor Raimundo Lima empolgou o público que cantou junto todo repertório. O grupo Tupiniquim também marcou presença no Pôr do Sol Cultural e colocou os integrantes do Grupo da Melhor Idade do Ecomuseu da Amazônia para dançar no ritmo do carimbó.

Os grupos de Capoeira Luta e Tradição, Pará e Abadá Capoeira mostraram um pouco da performance da luta que é típica do país e revela a cultura afro-brasileira. ”É bom saber que agora não estamos mais sozinhos”, disse mestre Paiva, se referindo a parceria com o Ecomuseu da Amazônia.

Para a coordenadora do projeto, Maria Terezinha Resende, esse foi o primeiro de muitos outros que virão. “Precisamos valorizar o que o povo tem de melhor na ilha, que é a cultura local”, declarou. É o que também acha o técnico do Ecomuseu e morador da ilha de Caratateua, Junior Portugal. “Aqui existe uma diversidade cultural muito grande que precisa ser explorada, e essa iniciativa já é um grande começo”.

A Programação deixou Neca Borges, que também é morador da ilha, aprovou a programação. “A gente não vê isso por aqui, e quando acontece é uma satisfação muito grande, pois a gente começa a sentir mais orgulhoso e perceber as coisas belas que têm em nossa Caratateua”, disse o morador.

Texto: Adriana Lira – Ascom/ Fumbosque
Fotos: Comus
Edição: Dandara de Almeida – NID/Comus

Não deixe de ler: Programa Amigo do Turista qualifica taxistas de Belém Um total de 200 taxistas de cooperativas que atuam no Aeroporto Internacional, Terminal Rodoviário, hotéis e shoppings centers de Belém passarão por uma qualificação especial, voltada para o atendimento dos turistas que visitam a capital paraense no período do ...


Nenhum comentário:

Postar um comentário