Ouvir o texto...

quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Obras de arte roubam lugar da publicidade

Por todas as cidades do Reino Unido, 22 mil outdoors transformaram-se em espaços de exposição de obras de arte de autores britânicos. Durante duas semanas, a publicidade foi retirada e no seu local colocadas pinturas escolhidas pelos ingleses.

O projeto ‘Art Everywhere’, encarregue pela iniciativa, trouxe para a rua 57 obras de arte diferentes, que até aqui só estavam expostas em famosos museus. A seleção foi da responsabilidade dos britânicos, que puderam escolheram, através de uma votação nas redes sociais, quais os quadros que desejariam ver pelas ruas do Reino Unido.

"‘Art Everywhere’ é uma daquelas ideias brilhantes que aparecem uma vez em cada geração. A ideia é muito simples, pedir à nação que escolha as 50 obras de arte que prefere. Depois de votar, imprimimo-las e colocámo-las em 22 mil cartazes, por todo o país”, explicou Marc Sands, assessor de imprensa do museu de arte moderna Tate Modern de Londres.

A iniciativa propõe uma vertente interativa, além do poder de escolha, o público também pode, através de uma aplicação para smartphones, conhecer melhor a peça que está a ver. Ficará também a saber onde poderá ver a original e onde pode comprar uma réplica dessa.

‘The Lady of Shalott’ (1888), de John William Waterhouse foi a peça mais votada. No entanto muitas outras podem ser encontradas pelas cidades, como por exemplo pinturas de Turner e Whistler (século IXX), John Singer Sargent (Século XX) e até trabalhos do contemporâneo Damien Hirst.

THE LADY OF SHARLOTT
Com o objetivo de facilitar o acesso e o contacto com a arte, o projeto oferece um tempo de contemplação no meio do caos diário. Desde outdoors em ruas movimentadas, paragens de autocarros, estações de metro e comboio, qualquer um destes lugares pode ser uma galeria improvisada. “Enquanto estudante de design considero fantástico podermos ver arte, espalhada pela capital. Está acessível a todos aqueles que não costumam ir a galerias de arte”, disse uma jovem inglesa no vídeo de apresentação da Art Fund, uma das promotoras do evento.

A iniciativa “Art Everywhere” pode ser considerada a maior exposição de arte do mundo, gratuita e disponível para todos que a queiram visitar. 


fonte:
http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/ultima-hora/obras-de-arte-roubam-lugar-da-publicidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário