Ouvir o texto...

domingo, 15 de setembro de 2013

Região de Ribeirão Preto terá museu nacional da cana


A primeira etapa da construção está prevista para dezembro de 2013; idealizadores esperam que espaço seja referência nacional sobre a cultura

Museu sobre cana na região de Ribeirão Preto pretende contar a história nacional da cultura (Foto: Divulgação)
Referência na produção de cana-de-açúcar, a região de Ribeirão Preto é sempre lembrada quando se fala do assunto. Não por menos, está sendo construído nos arredores da cidade um espaço que tem pretensão de ser o museu nacional da cana. É no Engenho Central da Fazenda Vassoural, de propriedade da família Biagi, que está prevista a instalação do espaço turístico e histórico do tema.

A primeira parte do museu tem previsão de ser inaugurada no dia 14 de dezembro, quando será levado ao público um pouco da história da usina que iniciou suas atividades em 1903 e que se confunde com o início da fase moderna do agronegócio sucroalcooleiro do Brasil. No acervo estão peças importadas, as poucas da época que estão preservadas e que contam a história da fábrica até seu fechamento em 1960. Há máquinas antigas a vapor e outras mais recentes, que já utilizaram energia elétrica para operarem. A literatura específica sobre o setor no agronegócio brasileiro, como periódicos e livros da época, também serão expostos em uma biblioteca.

Um charme a mais na criação deste espaço está além das fronteiras da fazenda: uma locomotiva restaurada fará o translado entre a estação localizada em Sertãozinho (SP) até a fazenda Vassoural. No caminho, uma vista para o grande canavial, que aponta a importância da região na produção de açúcar e álcool.

Além dos esforços de Luís Biagi, o idealizador do museu, o projeto também terá apoio de empresários e do Programa Nacional de Apoio à Cultura, que investiu R$ 10,5 milhões em verbas, que serão inicialmente utilizadas na recuperação do acervo e das instalações do engenho. Depois, haverá investimento na formação de pessoas para preservarem e divulgarem a iniciativa, apostando no que será um polo turístico especializado.


fonte:
http://revistagloborural.globo.com/Revista/Common/0,,EMI342477-18531,00-REGIAO+DE+RIBEIRAO+PRETO+TERA+MUSEU+NACIONAL+DA+CANA.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário