Ouvir o texto...

terça-feira, 8 de outubro de 2013

Museu em Seul retrata feito da Coreia e conquista da seleção brasileira


Exposição exalta desempenho dos donos da casa na Copa de 2002 e relembra feito do Brasil de Ronaldo nos campos coreanos e japoneses

Foram 32 jogos. Muitas recordações. Festa num país com pouco mais de 48 milhões de habitantes. Tantas lembranças não poderiam ser esquecidas. E é justamente no estádio que vai receber a seleção brasileira no próximo sábado, às 8h (de Brasília), contra os donos da casa, que muitas delas estão reunidas. Todas no Museu do Futebol Copa de 2002, no World Cup Stadium, em Seul.

Da história e do desenvolvimento do futebol coreano às passagens do país por Copas do Mundo. Da lembrança de Mundiais históricos à campanha da Coreia do Sul no torneio de 2002. Tudo está em exposição para os fãs do esporte e os saudosos torcedores locais, que vibram ao relembrar da conquista da quarta colocação na competição. Feito inédito para uma nação do Oriente. 

A entrada do museu que lembra a Copa do Mundo de 2002 em Seul (Foto: Márcio Iannacca)

Antes mesmo de entrar no local, com exceção do próprio World Cup Stadium, todos os outros estádios utilizados na competição são exibidos em belas maquetes no hall de acesso ao museu. Além disso, as mascotes Kaz, Ato e Nik dão as boas vindas aos fãs que chegam à exposição para se divertir com a história do futebol.

Para ter acesso ao museu, o torcedor precisa desembolsar US$ 1 (R$ 2,20). A partir daí, é só diversão. Logo nos primeiros passos, o fã pode acompanhar o desenvolvimento do futebol na Coreia do Sul. Desde as primeiras seleções até a evolução da bola utilizada no país. Grandes jogos, rivais de peso e até mesmo um registro fotográfico de Pelé com os coreanos, em 1972, faz parte do acervo.
Painel destaca os jogadores da seleção sul-coreana na Copa de 2002 (Foto: Márcio Iannacca)

O passeio continua e as edições de Copa do Mundo são lembradas, com ênfase aos torneios em que a seleção coreana esteve presente. Até o momento, o país disputou oito campeonatos e já está garantido no Mundial de 2014. A melhor colocação foi em 2002, quando foi sede da competição ao lado do Japão e ficou em quarto.

E é justamente essa parte da história que ganha destaque na exposição. Em um primeiro momento, os uniformes utilizados no torneio. Em seguida, os 23 convocados, o técnico holandês Guus Hiddink e membros da comissão técnica têm os rostos estampados em uma parede do local. Todos são considerados ídolos nacionais. Em volta, televisores exibem os jogos do time no Mundial. 

Outras Copas do Mundo são lembradas no museu, com destaque para Pelé (Foto: Márcio Iannacca)

A próxima sala relembra a final do Mundial de 2002, disputada em Yokohama, no Japão. De cara, você encontra uma TV com lances da partida, com o troféu da Copa do Mundo e uma grande imagem do goleiro alemão Oliver Kahn e do brasileiro Ronaldo – protagonistas do duelo entre Brasil e Alemanha na decisão da competição. Em volta, todos os grupos do torneio, com fotos das seleções posadas e as escalações. Tudo em coreano. 

Guus Hiddink é exaltado por ter levado a Coreia ao
4º lugar em 2002 (Foto: Márcio Iannacca)

Por fim, o museu exibe nas paredes outros momentos marcantes do futebol mundial. Nos expositores, minicraques de atletas que fizeram história dentro das quatro linhas. Pelé, Cruyff, Maradona, Puskas... Um passeio pelas várias fases do esporte. Por fim, uma rápida passada pelas regras e táticas utilizadas em campo.




Ponto final no passeio que relembra a história do principal torneio de seleções do mundo. No próximo sábado, às 8h (de Brasília), o torcedor poderá conferir o duelo entre Brasil e Coreia do Sul, no próprio World Cup Stadium. O confronto será transmitido ao vivo pela TV Globo, Sportv e GLOBOESPORTE.COM. O site também acompanha a partida em Tempo Real.



Réplica da Jules Rimet faz parte do acervo sul-coreano no museu (Foto: Márcio Iannacca)

fonte:
http://globoesporte.globo.com/futebol/selecao-brasileira/noticia/2013/10/museu-em-seul-retrata-feito-da-coreia-e-conquista-da-selecao-brasileira.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário