Ouvir o texto...

sábado, 19 de outubro de 2013

Pedaço de meteorito encontrado em lago da Rússia é exposto em museu

Peça com 570 kg foi encontrada nesta semana por mergulhadores. Meteorito atingiu região central da Rússia em fevereiro deste ano.

Pedaço de meteorito encontrado em lago da Rússia é exposto em museu
Peça com 570 kg foi encontrada nesta semana por mergulhadores.
Meteorito atingiu região central da Rússia em fevereiro deste ano.


Jornalistas rodeiam meteorito que foi exposto em um museu de Chelyabinsk nesta sexta-feira (18) (Foto: Andrey Tkachenko/Reuters)

O pedaço de meteorito de 570 kg que foi encontrado nesta semana no Lago Chebarkul, oito meses depois do corpo celeste atingir a região central da Rússia, foi exposto nesta sexta-feira (18) em museu de Chelyabinsk e atraiu a atenção de jornalistas.

O meteorito explodiu sobre a Rússia e fez com que “chovesse” bolas de fogo sobre uma vasta área, causando uma onda de choque que quebrou janelas, danificou edifícios e feriu ao menos mil pessoas.

Trata-se do maior fragmento do meteorito e, segundo pesquisadores, pode ser um dos dez maiores já encontrados.

Quando um corpo rochoso vem do espaço e entra na atmosfera, ele é inicialmente chamado pelos astrônomos de meteoro. Caso atinja o solo, em vez de se desfazer em atrito com a atmosfera, ele - ou seus fragmentos - passam a ser classificados de "meteorito".


fonte:

http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2013/10/pedaco-de-meteorito-encontrado-em-lago-da-russia-e-exposto-em-museu.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário