Ouvir o texto...

terça-feira, 29 de outubro de 2013

Português é a quinta língua da Internet.

O português é "a quinta língua mais usada na internet e a terceira nas redes sociais (twitter e facebook)", disse ao Expresso a presidente do Instituto Camões, Ana Paula Laborinho, na véspera de uma grande conferência internacional que reúne 200 especialistas, em Lisboa.

A 2ª conferência internacional "Língua Portuguesa no Sistema Mundial" (ver programa) é organizada pelo Instituto Camões, CPLP e três universidades portuguesas, e realiza-se nos dias 29 e 30 de outubro, na Reitoria da Universidade de Lisboa e na Faculdade de Letras.

Tem como primeiro objetivo fazer o balanço do Plano de Ação de Brasília, ou seja da estratégia definida na 1ª conferencia internacional da língua portuguesa, realizada em 2010, na capital do Brasil. O segundo objetivo, é a definição da estratégia de promoção e difusão da língua nos próximos três anos, que será batizada como Plano de Ação de Lisboa.

A presidente do Camões diz que na agenda está a aposta numa maior "relevância da língua portuguesa nas indústrias culturais e recreativas".
Namoro da língua com a economia

"Há uma relação direta entre língua e economia", diz a presidente do Camões. O investimento económico, a mobilidade de emprego e o turismo são algumas das razões que "nos fazem circular em vários continentes. E isso contribui para o que debate em torno da língua seja cada vez maior", acrescenta.

Paula Laborinho analisa a existência de "dois movimentos" económicos que contribuem para aumentar o interesse pelo uso e aprendizagem do português: "o dos países que estão a crescer, e os dos países que se interessam pela língua portuguesa" para estabelecer pontes com países como o Brasil ou Angola.

Incentivar este namoro entre a língua e a economia é, aliás, uma das cinco recomendações feitas por uma conferência preparatória deste encontro internacional, organizada pela Sociedade Civil no início de outubro. Um dos contributos dessa reunião que decorreu na Universidade do Algarve foi "criar uma iniciativa de envolvimento da Sociedade Civil na estruturação de uma plataforma para a divulgação e aprendizagem da Língua em associação com a promoção da economia e dos negócios".

Sem esquecer o papel da economia social, o fórum da Sociedade Civil também vai recomendar à 2ª Conferência "Língua Portuguesa no Sistema Mundial", a adoção - por parte dos decisores que constituem o segmento político deste encontro - de "uma estratégia para a criação, sustentação e consolidação de plataformas para a cooperação solidária visando o desenvolvimento humano".

fonte:
http://pam-patrimonioartesemuseus.com/forum/topics/portugues-e-a-quinta-lingua-da-internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário