Ouvir o texto...

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Praça dos Museus abrigará MAE e MZ



 
Para idealizadores, o novo projeto atrairá mais visitantes. Segundo o USP Destaques, a área total será de 53 mil m² 




O projeto da Praça dos Museus contará com 4 edifícios
O Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE) e o Museu de Zoologia (MZ) ganharão novas sedes, com entrada pela Avenida Corifeu de Azevedo Marques. Os prédios fazem parte da Praça dos Museus, projeto idealizado pelo arquiteto Paulo Mendes da Rocha. Além das novas sedes do MAE e do MZ, serão erguidos mais dois edifícios, um para exposições e atividades referentes ao museu e outro para atividades culturais.
MAE: de galpão à nova sede

Para Maria Beatriz Florenzano, diretora do MAE, a ida para a Praça é extremamente positiva, pois o museu “poderá contar com espaço condizente a todo o seu potencial científico, de docência e de extensão”. O museu está instalado atualmente em um galpão que foi construído com finalidade administrativa. “O MAE cresceu em termos de coleções e de atividades e o espaço ficou limitado para tantos eventos. Não tenho dúvidas de que o público que visita e usufrui de nossas atividades educativas aumentará significativamente com a mudança”, afirma.
MZ: saindo do Ipiranga

A saída do Museu de Zoologia do Museu Paulista para a Cidade Universitária é positiva pela estrutura que o prédio oferecerá aos visitantes e pesquisadores, afirma Isabel Landim, docente do MZ. “Itens de acessibilidade e segurança estão contemplados para o nosso acervo, uma das maiores coleções de animais brasileiros do mundo. Acreditamos que o público que nos frequenta sentirá imenso orgulho de nos visitar na Cidade Universitária, onde poderemos oferecer muito mais conteúdo e conforto a todos”.
Etapas para construção

Segundo a Superintendência de Espaço Físico (SEF) da USP, a primeira etapa, composta pelas obras do MAE e da passarela aérea, está sendo construída pela empresa Brookfield e a Maragogipe Investimentos e Participações, por acordo com a USP, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e o MPF. De acordo com a SEF, “a obra em sua parte civil deverá ser entregue à USP em novembro de 2013, cabendo à universidade completá-la com a execução da parte interior do prédio”. Para as obras do MZ, do complemento da infraestrutura da passarela e da praça de eventos, foi aberta uma licitação, vencida pelo consórcio das construtoras GPO/COMSA, por R$123 milhões. A SEF ainda afirma que a terceira etapa da obra teve sua licitação aberta em agosto e os papéis serão abertos no dia 28 de outubro.
MAC: novo lugar, na USP

Segundo o USP Destaques, o Museu de Arte Contemporânea (MAC), o Instituto de Estudos Avançados e o Núcleo de Estudos da Violência terão nova sede, de 21 mil m², integrada à Praça. Segundo Tadeu Chiarelli, diretor do MAC, o prédio atual, apesar de “espetacular”, “não possui auditório nem espaço suficiente para a recepção da biblioteca e do arquivo”. Com a nova sede, o museu ganhará grandes salas, auditório, biblioteca, espaço para arquivo e condições para receber artistas visitantes.


fonte:
http://www.jornaldocampus.usp.br/index.php/2013/10/praca-dos-museus-abrigrara-mae-e-mz/

Nenhum comentário:

Postar um comentário