Ouvir o texto...

quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Alep aprova projeto para criação de Museu Histórico do Sudoeste

A ideia, de acordo com o projeto, é que o museu seja sediado no município de Francisco Beltrão

Após ter sido aprovado em março pela Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná (Alep), nesta segunda-feira (4) os deputados estaduais aprovaram, em primeira discussão e votação, o projeto de lei de autoria do deputado Caíto Quintana que prevê a criação do “Museu Histórico do Sudoeste do Paraná”. A ideia, de acordo com o projeto, é que o museu seja sediado no município de Francisco Beltrão.

Segundo o proponente do projeto, a intenção é construir uma estrutura onde toda a história do Sudoeste, como é o caso da colonização, seja mantida, para que gerações futuras possam conhece-la.

Caíto contou que hoje existe uma coisa ou outra que remete ao passado, mas que essa história está fragmentada e espalhada nos municípios e, na grande maioria, este material histórico não recebe os cuidados necessários para a conservação. “O desejo é que a gente possa concentrar, dentro do possível, a história do Sudoeste [em um único lugar]”, disse ele, e explicou que isto pode ser feito através de imagens. “Antigamente o museu precisava de um grande espaço para colocar um arado”, exemplificou.

Sobre a definição de onde o museu deve ser construído, Caíto falou que o projeto foi construído levando em conta que a estrutura seria instalada em Francisco Beltrão, pois a administração disponibilizou um espaço “muito bom. Em algum lugar ele [museu] teria que ficar. Não poderia ser em diversos locais”, disse ele.

De acordo com a proposta, a composição do acervo do “Museu Histórico do Sudoeste” ficará sob a responsabilidade da Secretaria de Estado da Cultura e as despesas para construção e manutenção da estrutura também serão incluídas no orçamento da instituição.

Na justificativa do projeto, Quintana disse que a região Sudoeste “é pródiga nos avanços históricos ocorridos no Paraná, sua história é rica de fatos e atos de grandes feitos da população paranaense”.

Além disso, ele cita que a criação do museu é amparada pela Constituição Federal e pela Constituição Estadual, onde ambas garantem que é de competência comum da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos municípios proteger os documentos, obras e outros bens de valor histórico, artístico e cultural, os monumentos, as paisagens naturais notáveis e os sítios arqueológicos.

Utilização

Embora na avaliação do deputado a grande maioria dos museus não faz parte dos roteiros de viagens no Brasil, ele acredita que este que deve ser criado no Sudoeste, por ser regional e contar uma história em que as pessoas fazem parte, despertará o interesse para visitação. “Acho que nós temos que criar esta cultura de visitação aos museus. E nós, da região do Sudoeste, que temos uma história rica e recente de colonização, precisamos resgatar aquilo que pudermos para manter viva a história para as novas gerações”.

Para Caíto, é preciso algumas medidas para tornar o Sudoeste uma região com identidade própria. “Uma delas é nós termos a nossa história”. Ele lembrou que regiões que foram conflitadas, como é o caso de algumas áreas do Rio Grande do Sul, resgatam de alguma forma suas lembranças. “Eu espero que o Sudoeste tenha a sua história num museu para que as futuras gerações possam conhece-la”.

Segunda votação

Como a segunda votação do texto está prevista para esta semana, o proponente disse que, caso seja aprovado, o projeto seguirá para sansão do governador Beto Richa.

fonte:
http://www.diariodosudoeste.com.br/noticias/politica/7,41651,06,11,alep-aprova-projeto-para-criacao-de-museu-historico-do-sudoeste.shtml

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário