Ouvir o texto...

domingo, 17 de novembro de 2013

MAC vai restaurar obra de Odilla Mestriner de graça

Após anos sofrendo a ação do tempo, uma das obras mais importantes da artista plástica Odilla Mestriner (1928-2009), “Fundação de Ribeirão Preto”, vai passar por restauração, que será feita pelo MAC - USP (Museu de Arte Contemporânea) sem custo nenhum para a cidade. 





O problema é que o transporte da tela até a sede do museu, na capital, ficou a cargo da Prefeitura e ainda não foi feito por questões “burocráticas/orçamentárias”. Pelo menos é o que informa o secretário municipal da Cultura, Alessandro Maraca. “Preciso fazer uma mudança na dotação orçamentária [para a Cultura] porque não tenho uma verba específica para isso”, justifica Maraca.

O secretário diz que recebeu a notícia oficial sobre a restauração há um mês, por meio da diretoria do Instituto Odilla Mestriner. Desde então, pesquisou o orçamento para transporte e para seguro da tela. “O valor mais barato ficou em R$ 5.800 mil, o que não é muito alto, mas estamos resolvendo a questão. Até segunda-feira (17) devo ter a data exata para o envio”, diz.

Obra ficou anos no Museu do Café

A restauração de “Fundação de Ribeirão Preto”, obra de 1956, saiu do papel graças ao trabalho do Instituto Odilla Mestriner junto ao Museu de Arte Contemporâneo da USP.

Maria Luiza Mestriner, irmã de Odilla e presidente do instituto, conta que, no início do ano, conversou pessoalmente com o diretor do MAC, o ribeirão-pretano Tadeu Chiarelli.

Amigo e admirador da obra da artista, Chiarelli providenciou, em junho, a vinda de profissionais do museu para avaliar o quadro, instalado na área de reserva técnica do Museu de Arte de Ribeirão (Marp).

O grupo era encabeçado por Paulo Roberto Amaral Barbosa, chefe da Divisão Técnico Científica do Acervo do MAC.

“Foi feito um relatório pela equipe que aprovou a restauração. E de graça. Imagine a importância disso, porque são profissionais que trabalham com obras de artistas como Di Cavalcanti, Anita Malfati e Picasso, integrantes do acervo do MAC”, informa Maria Luiza.

Para o diretor do Marp (Museu de Arte de Ribeirão Preto), Nilton Campos, a restauração de “Fundação de Ribeirão Preto” é mais que necessária, já que se trata de uma obra emblemática na carreira de Odilla. “Vem de uma fase bacana da artista, inicial, antes dela ter participado das várias bienais em São Paulo. É uma pintura que traz toda a característica do desenho, algo importante na produção dela”, informa Nilton.

Segundo ele, apesar de ter ficado tanto tempo sem algum restauro, o quadro de 57 anos está em bom estado. “É perceptível manchas causadas por umidade e infiltração. O que precisa é de higienização e reparos”, comenta.

Sob encomenda

Odilla Mestriner desenhou “Fundação de Ribeirão Preto” sob encomenda, feita pelo então prefeito Costábile Romano para as comemorações do Centenário de Ribeirão Preto, em 1956.

Naquele ano, Costábile também trouxe para a cidade artistas italianos radicados no Brasil, como Bassano Vaccarini, para participar das festividades. Foi uma revolução das artes plásticas em Ribeirão.

De um museu a outro

De acordo com Maria Luiza, a obra de Odilla, então uma jovem de 28 anos, foi doada para o prédio da Prefeitura e anos depois foi levada para o Museu do Café. Ali, ficou a mercê da ação do tempo e de infiltrações nas paredes do museu.

O Instituto Odilla Mestriner, criado pelos familiares para a catalogação e preservação das obras da artista plástica, procurou a então secretária da Cultura Adriana Silva para uma solução ao problema. O quadro foi enviado então para o Marp, onde ficou guardado na reserva técnica da instituição.

“É uma obra muito bonita, com elementos que tratam da história de Ribeirão, como a cruz que simboliza a igreja e as figuras dos colonos”, diz Maria Luiza.



Milena Aurea / A Cidade 

Nilton Campos, do Marp, comenta a obra ‘Fundação de Ribeirão Preto’, de Odilla Mestriner (foto: Milena Aurea / A Cidade)

fonte:
http://www.jornalacidade.com.br/lazerecultura/NOT,2,2,900493,MAC+vai+restaurar+obra+de+Odilla+Mestriner+de+graca.aspx

Nenhum comentário:

Postar um comentário