Ouvir o texto...

domingo, 24 de novembro de 2013

Maquete gigante de NY é destaque na reabertura do museu do Queens

Presente e passado convivem lado a lado em miniaturas de 900 mil prédios. Modelo criado em 1964 é constantemente atualizado.

Depois de dois anos de reforma, o Museu do Queens reabre as portas de alma renovada. As paredes deram lugar a vidraças, que convidam a luz e os visitantes a entrar. Erguido para a Exposição Universal de 1939, o prédio já foi sede da ONU e testemunhou momentos decisivos da história, como a divisão entre as Coreias do Norte e do Sul e a criação da Unicef.

Com a concorrência de alguns dos melhores museus do mundo, em Manhattan, o do Queens teve que buscar uma identidade própria. Ele aposta no público interessado na vivência cultural e promove eventos e discussões. Aos domingos, são oferecidos workshops de arte gratuitos para as famílias.

A maior atração do museu tem quase um quilômetro quadrado: uma maquete gigante de Nova York, que reproduz os cinco distritos da cidade. Criado para a Exposição Universal de 1964, o modelo é constantemente atualizado, o que é um enorme desafio diante de uma cidade onde tudo se transforma muito rápido.

Entre os 900 mil prédios em miniatura, presente e passado convivem lado a lado. No sul da ilha de Manhattan, as torres gêmeas do World Trade Center ainda reinam sobre a paisagem urbana. Com sua grande área verde, o Central Park domina a ilha mais visitada do mundo. Na maquete, o arranha-céu do Empire State Building tem menos de 40 centímetros.

Vista do alto, a cidade guarda mistérios que vão muito além de Manhattan, de onde a maioria dos turistas não sai quando visita Nova York. Com o novo museu, porém, o Queens acaba de ganhar mais um motivo para merecer o desvio.
 
 
 
 
 
fonte:
http://g1.globo.com/globo-news/noticia/2013/11/maquete-gigante-de-ny-e-destaque-na-reabertura-do-museu-do-queens.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário