Ouvir o texto...

quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Últimos dias para ver a exposição “Fragmentos de Temas”, no Espaço Cultural HU

Até o dia 22 de novembro, sexta-feira, está em cartaz no Espaço Cultural do Hospital Universitário (HU) da USP, a exposição “Fragmentos de Temas – Renato Rodyner”. 



A exposição reúne 17 obras, com técnica mista sobre tela, litogravuras e desenhos em papel artesanal

Esta exposição reúne 17 obras, entre elas algumas da série “A Revolução dos Beijos”, inspirada na Declaração Universal dos Direitos Humanos e também nos “beijos de protestos” dos atores Tonico Pereira e Caio Blat e das atrizes Camila Amado e Fernanda Montenegro. São obras com técnica mista sobre tela, litogravuras e desenhos em papel artesanal. Com regularidade, o artista expõe em Paris, Principado de Mônaco, Madri, Lisboa, Zurique, Nova York e Maçal. Rodyner mantém um atelier e uma galeria em Cascais, Portugal.

Cores fortes e vibrantes


Obra África

A obra de Renato Rodyner tem influência na arte africana e portuguesa. Traz cores fortes e vibrantes. E nos remete a uma revolução de emoções. “É intensa. Mostra a força e a vibração do povo brasileiro, com certa dose de malícia e sensualidade”, elogia a superintendente do Hospital Universitário, Sandra Grisi.

O artista Renato Rodyner nasceu em Porto Alegre (RS) e começou os estudos com arte aos 11 anos, no Centro de Desenvolvimento da Expressão. Em 1977 participou do 7º Salão do Jovem Artista na cidade natal. Na mesma época fez sua primeira individual na Associação dos Professores Católicos. Depois de um percurso por Olinda, em Pernambuco, e Rio de Janeiro, em 1990 mudou-se para Portugal, fixando residência em Cascais. Participou de várias coletivas e individuais em Portugal, Espanha, França, China, Suíça e Estados Unidos.

Algumas das suas últimas exposições foram: em 2005, individual − Palácio Sotto Mayor; em 2006, individual − Galeria de Arte Amador de Los Ríos, em Madri; em 2007, Feira de Arte de Nova York; e Leilão de Arte fightaidsmonaco-Monaco; em 2010, exposição coletiva na galeria Atual em prol da reconstrução do Haiti; em 2011, inauguração da Galeria (Rodyner Gallery) no centro de Cascais; inauguração da galeria (Rodyner Gallery) na Casa da Guia Cascais; em 2012, exposição na Maison de L’Amérique Latine de Mónaco (sobre o Festival Internacional do Circo de Monte-Carlo); Sintra Arte Pública IX; Exposição (Passion) na Casa da Guia em Cascais. Esculturas de Elefantes criados por Karl Heinz Stock, sendo uma delas pintada por Renato Rodyner; Exposição “Imagination Ludique”, na Angel Orensanz – Espace d´Art Conteporanea, em Paris; Exposição “Fragmentos de Temas”, no Museo de Lanifícios da UBI, no Congresso Internacional Portugal, Brasil−Áfricas na Universidade da Beira Interior-Covilhã – em Portugal.


(esq. p/ dir.) o médico Álvaro Rodrigues Bueno, o artista Renato Rodyner; a superintendente do HU, Sandra Grisi; e o médico Horácio Consolmagno; no dia do lançamento da exposição, em 22 de outubro

As exposições do Espaço Cultural HU acontecem com o apoio de Ivald Granado, idealizador do Projeto Arte da Cura e presidente do G-Onze. “A arte tem importante função de auxílio terapêutico e, cada vez mais, os serviços de saúde abrem suas portas para atividades artísticas, resultando em um ambiente humanizado e promovendo bem-estar para pacientes e para quem trabalha com doenças”, explica Sandra.

O público pode conferir a exposição de Renato Rodyner gratuitamente até o dia 22 de novembro, de segunda a sexta-feira, com fechamento nos feriados, das 8h às 19h. O Espaço Cultural HU fica na Av. Professor Lineu Prestes, 2.565 – Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações pelos telefones: (11) 3091-9201

(Com foto e informações da Assessoria de Imprensa do HU)


fonte: USP

Nenhum comentário:

Postar um comentário