Ouvir o texto...

sábado, 21 de dezembro de 2013

Ano do Catar no Brasil destacará cultura e esportes


Iniciativa da Autoridade de Museus do Catar trará ao País, em 2014, mostras de cinema, exposições esportivas e de arte, além de exibição de pérolas naturais. Atividades acontecerão em várias cidades.

São Paulo – Escolhido para ser o Ano do Catar no Brasil, 2014 abrigará diversos eventos para promover a cultura do país árabe por aqui. A iniciativa foi anunciada na quarta-feira (18), em Brasília, na presença de representantes governamentais das duas nações.



Alhayki: cultura e esporte aproximam países

“A ação de divulgar a cultura do Catar para países amigos é uma iniciativa da sheikha Maysa Bint Hamad Al Thani, presidente da Autoridade de Museus do Catar. É ela quem está liderando a iniciativa de criar pontes com outras culturas”, conta Mohamed Alhayki, embaixador do Catar em Brasília.

O Brasil é o terceiro país selecionado para sediar um ano cultural dedicado ao Catar. As ações começaram em 2012, com o Japão, e seguiram este ano, no Reino Unido. “Foi um grande sucesso e decidimos estender para o Brasil”, relata Alhayki.

Entre as atividades que serão realizadas no país estão apresentações musicais, mostras de cinema e uma exibição dos esportes do Catar. “E o que é mais importante: a exibição em São Paulo de pérolas naturais”, destaca o embaixador. Ele explica que, antes da descoberta do petróleo em seu país, a economia local dependia do comércio das pérolas. Assim, no próximo ano, os brasileiros poderão ver algumas das joias que já foram a base financeira do país do Golfo.

As ações do Ano do Catar no Brasil acontecerão em diversas cidades, entre elas Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro e João Pessoa. A realização destas atividades no país deverão ter o apoio do Ministério dos Esportes e do Ministério da Cultura brasileiro. O acerto para que o evento acontecesse aqui foi realizado com o Itamaraty.

O anúncio feito na quarta aconteceu durante a festa de comemoração do Dia Nacional do Catar, que se celebra em 18 de dezembro. Na ocasião, discursaram o embaixador Alhayki e a representante da Autoridade de Museus do Catar, Rafah Barakat. O subsecretário-geral político para África e Oriente Médio do Ministério das Relações Exteriores, embaixador Paulo Cordeiro de Andrade Pinto, representou o governo brasileiro no evento.

Em 27 de janeiro de 2014, haverá o lançamento oficial do Ano do Catar no Brasil no Museu de Arte Islâmica, de Doha. “Acho que vai ser um evento muito grande”, avalia Alhayki sobre o ano cultural. “O esporte e a cultura são uma das principais pontes para aproximar dois países e fortalecer o relacionamento”, completa.


fonte: Aurea Santos
aurea.santos@anba.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário