Ouvir o texto...

segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Museu do Mar em São Francisco do Sul homenageia velejador Amyr Klink

Sala conta a história do velejador por meio de três embarcações.
Fundado em 1993, local possui 15 salas com mais de 60 barcos.


Museu Nacional do Mar (Foto: FCC/Divulgação)

O Museu Nacional do Mar, em São Francisco do Sul, guarda um pouco da história das embarcações brasileiras. Localizado no Centro histórico da cidade, o local busca valorizar a arte e o conhecimento dos homens que vivem no mar. São mais de 60 barcos em tamanho natural e cerca de 200 peças de modelismo e artesanato naval, todos identificados com textos e imagens explicativas. O local utiliza o espaço dos antigos armazéns da empresa Hoepcke.


IAT, barco no qual Amyr Klink atravessou o oceano
a remo (Foto: Museu Nacional do Mar/Divulgação)

Segundo informações do Museu, as embarcações são organizadas por temas. No local, há explicação da história de cada uma e do uso das peças em exposição. Uma das salas conta a história do velejador Amyr Klink. No local, estão expostas a canoa Max, o primeiro barco de Amyr, utilizado aos seis anos de idade; o IAT, embarcação em que o velejador cruzou o Atlântico em cem dias, utilizando apenas das correntes marítimas e da força de seus remos; e o diorama Paratii, famoso veleiro de casco vermelho com o qual Amyr viajou para a Antártida.

Outro destaque é a sala Amazônia. Ambientada com um espelho d'água e decorada com vitórias-régias, peixes-boi e botos, ilustrando o cenário para as canoas indígenas daquela região. As embarcações são de diversas regiões brasileiras, e no local estão representadas as jangadas, canoas, botes, baleeiras e até barco a vela.

Museu do Mar
Rua Manoel Lourenço de Andrade, s/n – Centro Histórico
Fone: (47) 3444-1868 ou (47) 3444-2612
De terça a sexta, das 9h às 18h
Sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h
R$5 e 2,50 meia-entrada
Idosos acima de 60 anos não pagam ingresso


fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário