Ouvir o texto...

terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Museu mantém viva a história de Itapecerica da Serra

Com origem em 1952, em um aldeamento fundado por Jesuítas. Itapecerica da Serra iniciou sua povoação com uma aldeia indígena, que tinha como protetora Nossa Senhora dos Prazeres. O nome da cidade vem do tupi-guarani, que significa pedra lisa, devido a várias pedras escorregadias localizadas no centro do município. Os, agora municípios, Taboão da Serra, Embu, Embu-Guaçu, Juquitiba e São Lourenço da Serra, já fizeram parte do território Itapecericano.

Essas e tantas outras histórias de Itapecerica, que é a cidade mãe dos municípios da região, estão esquecidas pelos moradores locais. Séculos de história, sua cultura, curiosidades e memórias, foram deixadas de lado. Mas estão preservadas e podem ser encontradas no Museu Municipal de Itapecerica, que abriga vasto acervo de documentos e imagens pouco conhecidos e visitados. Com uma diversidade incrível de informações, o centro histórico, localizado ao lado da biblioteca pública, é pouco divulgado e conhecido tanto pelos Itapecericanos, como pelos moradores das cidades das cidades filhas de Itapecerica.


Instalado na antiga Santa Casa de Misericórdia, construída no início de 1921, o museu possui salas com fotos da cidade, documentos oficiais, objetos antigos, entre outros artigos de valor histórico inestimado. Para manter o funcionamento do local e ampliar a divulgação a direção do museu estuda lançar o projeto “Amigos do Museu”, que pretende mobilizar empresários interessados em financiar e ajudar a preservar o patrimônio histórico e cultural da cidade.

museu
Genildo RochaO responsável pela administração do museu,  Nelson da Fonseca, ressalta a necessidade de divulgar a história e a riqueza cultural

O responsável pela administração do museu, Nelson da Fonseca, ressalta a necessidade de divulgar a história e a riqueza cultural. Ele lembra que o museu, como toda Itapecerica, passa por mudanças e para melhorar o seu acervo é preciso que os moradores interajam e conheçam sua história. “Pedimos á população que nos ajude a mudar a cidade, o museu necessita de outras atrações, mas é difícil realizar as ações sem saber o que o cidadão vai gostar e se vai apreciar o trabalho exposto”, disse.


O administrador possui vários projetos para melhoria e atração de visitantes no Museu de Itapecerica da Serra, mas o maior empecilho do projeto é a falta de investimento da Prefeitura Municipal. Para Fonseca, as raízes e a história da cidade estão sendo abafadas pelo crescimento e pela falta de investimento na cultura. “Podemos falar que somos órfãos desafortunados, pois estamos abandonados”, finalizou.


Como conhecer o Museu Histórico e da Memória de Itapecerica da Serra

Endereço
Praça Porcino Rodrigues, 69 – Centro – Itapecerica da Serra – SP – (ponto de referência: caixa d’água)
Horário de atendimento
De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h
Entrada Gratuita
O Itapecerica Shopping está com uma pequena amostra do material do museu em suas instalações. (veja matéria aqui)

Por Ane Greice Passos | 1/12/2013
fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário