Ouvir o texto...

sábado, 14 de dezembro de 2013

Museu reforça a cultura do caju no Ceará

Espaço existe desde de 2007 e conta com nove funcionários.No espaço, tudo lembra o caju.

O Museu do Caju, em Caucaia, Região Metropolitana de Fortaleza, lembra todos os dias, a cultura do caju. O pseudofruto do cajueiro é a cara do Ceará. E nesta época, tem muita gente aproveitando para se deliciar com sucos e castanhas.

O proprietário do museu, Gerson Linhares, conta que a paixão começou em 1995, depois de ler uma poesia sobre o caju. “Tudo começou em meados de 1995. Eu li e depois fiz uma poesia sobre o tema. Fiquei apaixonado. Desde esse dia que eu fiquei repensando a cultura do caju no Ceará”, relata. No espaço, tudo lembra caju. Nove funcionários trabalham no museu.

Além de receitas, o caju inspira o artesanato. O artesão, Nonato Araújo, diz que desde criança ama o caju. "Primeiramente recordamos dos pássaros. Aquela alegria deles comendo o fruto. Ai me lembro com outros amigos, quando criança a gente ia lá e tirava o fruto do pé. Essa brincadeira ficou marcada em nossas vidas. Adoro também as castanhas”, disse.

fonte:
http://g1.globo.com/ceara/nosso-ceara/noticia/2013/12/museu-reforca-cultura-do-caju-no-ceara.html


Nenhum comentário:

Postar um comentário