Ouvir o texto...

sábado, 21 de dezembro de 2013

Organização de encontro museológico distinguida por associação do setor - ( .pt )

Três instituições foram distinguidas pela Associação Portuguesa de Museologia (APOM), na categoria de «Cooperação Internacional», pela organização, em outubro passado, em Alcoutim, do 1.º Encontro Transfronteiriço de Profissionais de Museologia.

O 1.º Encontro Transfronteiriço de Profissionais de Museologia foi organizado em parceria entre a Associação Transfronteiriça Alcoutim-Sanlúcar, pela direção regional de Cultura do Algarve e pela Associação de Museografia e Museologia da Andaluzia, com o apoio da Câmara Municipal de Alcoutim.

Segundo a vice-presidente da ATAS e delegada regional da APOM, Maria Luísa Francisco, o Encontro Transfronteiriço de Museus em Alcoutim “ajudou a que se desse a conhecer o concelho como destino cultural de riqueza patrimonial”.

Agora, este prémio “faz sentir que valeu a pena o esforço, as reuniões, as deslocações e principalmente a cooperação entre instituições”, acrescentou.

O município de Alcoutim felicita a ATAS pelo ótimo trabalho de cooperação transfronteiriça, cujas ações estratégicas de desenvolvimento sociocultural têm aproximado cada vez mais as povoações de Alcoutim e Sanlúcar, e manifesta o seu apoio e colaboração aos projetos futuros da associação.

Em relação ao Algarve, os prémios da APOM distinguiram ainda o jornal Sul Informação, na categoria de «Melhor Trabalho Jornalístico/Media», e a investigadora Helena Correia, cuja tese de mestrado lhe valeu uma menção honrosa na categoria «Melhor Estudo sobre Museologia».

Estes galardões visam “incentivar e premiar a imaginação e a criatividade dos museólogos portugueses e o seu contributo efetivo na melhoria da qualidade dos museus em Portugal, sendo também uma forma de dar visibilidade ao que de melhor se faz no âmbito da museologia”.

fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário