Ouvir o texto...

terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Presidente do Ibram anuncia apoio ao projeto de expansão do Macs


Ângelo Oswaldo irá intervir junto à ANTT a fim de conseguir a liberação para a ampliação do novo e definitivo prédio

Apoio foi firmado na abertura da mostra Macs: Um acervo em formação, que segue até o dia 20 - Aldo V. Silva


Maíra Fernandes
maira.fernandes@jcruzeiro.com.br

A expansão do novo e definitivo prédio do Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba (Macs), pode ser uma realidade em breve. Pelo menos no que depender dos esforços do presidente do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), Ângelo Oswaldo, que firmou apoio à finalização da sede permanente do museu, em sua visita a Sorocaba, no último dia 30. O presidente do Ibram, na ocasião, anunciou que irá intervir junto à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) para conseguir a liberação da expansão do novo e definitivo prédio do Macs. O apoio foi firmado durante o vernissage da exposição Macs: Um acervo em formação, que segue em exposição até o dia 20 de dezembro.

"Esta é uma iniciativa pioneira, que está mudando a paisagem urbana de Sorocaba. O Macs é um farol que está guiando a cidade para ser um polo cultural", reconheceu Oswaldo, que classificou ainda o Macs como um exemplo para todo o país.

Segundo a presidente do Macs, Cristina Delanhesi, o apoio do conceituado instituto chega em um momento crucial. "O Macs busca, sempre, o auxílio de órgãos importantes para conseguir finalizar a sua sede permanente, Este apoio do Ibram é muito importante para o museu e para a cidade", ressaltou.

Durante a visita à nova sede em reforma do museu, além de conhecer a estrutura do local, Oswaldo conheceu parte do acervo do Macs, que está em exposição pela primeira vez. "É um museu que reúne uma coleção notável, com base em grandes artistas", avaliou.

A sede provisória é o Chalé Francês (avenida Dr. Afonso Vergueiro, s/nº, Centro, Praça Jd. Maylasky), que foi cedido pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) Núcleo Sorocaba até que a sede definitiva do museu fique pronta. Já a sede definitiva do Macs fica na avenida Dr. Afonso Vergueiro, 280, ao lado da antiga estação Ferroviária de Sorocaba, e da Casa do turista.

Exposição do acervo

A exposição Macs: Um acervo em formação, segue aberta ao público até o dia 20, com entrada franca, na sede definitiva do museu em reforma. A mostra conta com obra de renomados artistas, como Nelson Leiner, o sorocabano Rodrigo Almeida, Jaime Prades, entre outros.

Com curadoria mista de Cristina Delanhesi e do museólogo Fábio Magalhães, a exposição apresenta 60 das 178 obras de artes que compõem o acervo do Macs, incluindo telas, fotografias, esculturas e um vídeo instalação inédito de Claudia Bakker.

O horário para visitação é às terças-feiras, das 10h às 21h; às quartas, quintas e sextas-feiras, das 10h às 17h e, aos finais de semana e feriados, das 10h às 15h. Visitas monitoradas: (15) 3233-1692 ou pelo email:

fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário