segunda-feira, 4 de março de 2013

Museu abre inscrições para curso gratuito de cinema em Americana, SP

A Secretaria de Cultura e o Museu de Arte Contemporânea (MAC) abrem nesta segunda-feira (3) as inscrições para a oficina de cinema em Americana (SP). A matrícula é gratuita e são oferecidas 20 vagas para interessados com idade a partir de 14 anos. O curso será ministrado no dia 28 de março das 8h às 12h.

A aula na “Oficina de Enquadramento” será ministrada pelo produtor de cinema Renato Bulcão. No programa será apresentado os diferentes tipos de planos de imagens. Após a compreensão dos conceitos básicos de composição e gramática cinematográfica, um exercício prático desenvolvido pelos alunos deverá ser aplicado.

As inscrições devem ser feitas no museu que fica na Avenida Brasil, 1293, no Jardim São Paulo. Informações pelo telefone (19) 3408-8034.
 

Inscrições abertas para evento sobre museus. (MT)



Abertas às inscrições para os interessados em participar das palestras do Projeto Conexões Ibram 2013, que acontece entre 19 e 20 de março no Mato Grosso Palace Hotel em Cuiabá. O objetivo do evento é apresentar ao público informações sobre a criação, manutenção e políticas museais no plano Federal e municipal.




Em Mato Grosso existem hoje cerca de 50 Instituições museológicas, sendo que 30 estão em funcionamento, 18 em fase de implantação e cinco fechados ou em reforma. A Secretaria de Estado de Cultura mantém gestão compartilhada com três instituições na Capital e através do Sistema Estadual de Museus, mantém um cadastro e o contato com as demais instituições do interior.

Para a coordenadora do Sistema Estadual de Museus, Maria Antúlia Leventi, a grande importância deste evento, é na reflexão sobre as políticas públicas para os Museus. Antúlia faz um convite especial para s empresas da região e a sociedade em geral, para que conheçam os museus e suas funções. Ela ressalta também a necessidade de democratização ao acesso as Instituições, assim como a divulgação.

O Conexões é um projeto do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/MinC), e percorre todos os estados do País conectando os museus brasileiros às novas políticas e instrumentos de gestão museais.

Para participar deste momento, basta se inscrever através do formulário disponível no link e encaminhar pelo e-mailconexoesibram@cultura.mt.gov.br até o dia 15 de março.

Cooperação - Durante o evento será assinado o acordo de cooperação técnica, entre o Instituto Brasileiro de Museus e a Secretaria de Estado de Cultura, para a integração de competências e de recursos institucionais ao desenvolvimento de ações conjuntas que contribuam para o reconhecimento, o fortalecimento, a difusão, o fomento e o incentivo do setor museal de cada estado. A ênfase da cooperação está no fortalecimento do Sistema Brasileiro de Museus (SBM) e do Sistema Estadual de Museus e sua articulação e também na implantação, monitoramento e avaliação do Plano Nacional Setorial de Museus (PNSM) e dos planos estaduais e municipais de museus, entre outros. Com vigência de 60 meses, a partir da de sua assinatura, os acordos poderão ser prorrogados por um período de 12 meses, mediante a celebração de Termo Aditivo, contanto que haja devida justificativa e não se altere do objeto do documento.


Museu do Rio, localizado no tradicional Bairro do Porto


fonte:
http://www.midianews.com.br/conteudo.php?sid=3&cid=151840