segunda-feira, 18 de março de 2013

Seis museus de Santos recebem Plano de Comunicação



Representantes de museus da Baixada Santista receberam, em reunião na Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, na última terça-feira (12), o Plano de Comunicação Institucional elaborado especificamente para equipamentos artísticos da região. O evento teve a presença do secretário estadual de Cultura, Marcelo Mattos Araújo.

Em Santos, foram contemplados os museus do Instituto de Pesca, do Mar, Marítimo, Memorial das Conquistas, do Porto e a Pinacoteca Benedicto Calixto. Equipamentos de Praia Grande e São Vicente também receberam o documento.

O Plano de Comunicação Institucional, elaborado por técnicos do Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP) e Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari (ACAM Portinari), busca ampliar o acesso a estes locais e também apontar sua diversidade de atrações e riqueza cultural. A iniciativa faz parte do Programa de Modernização dos Museus Paulistas e aborda melhorias no atendimento ao público e nova identidade visual desses espaços.

A confecção de material de divulgação dos equipamentos da região, denominada Orla Cultural, também esteve na pauta. A iniciativa será lançada em data a ser definida.

fonte:
http://www.santos.sp.gov.br/nsantos/index.php/noticias/seis-museus-de-santos-recebem-plano-de-comunicao

PROJETOS CADASTRADOS PARA O FAC MUSEUS

Foram apresentados 21 propostas ao FAC, abrangendo seis das sete regios museais do Estado do Rio Grande do Sul. A Região que mais apresentou projetos foi a 2ª Região com sete projetos, seguinda da 5ª Região com cinco. A 3ª Região apresentou quatro projetos, a 6ª Região apresentou dois, a 1ª Região também dois e a 7ª Região apresentou um projeto.





Confira abaixo o número de municípios que enviaram projetos:
1ª Região: Município de Triunfo
2ª  Região: Municípios de Bom Jesus, São Pedro da Serra, Montenegro, Lajeado, Antônio Prado, Petrópolis e Tupandi;
3ª  Região: Município de Não-Me-Toque, Selbach, Gaurama e Carazinho;
5ª Região: Municípios de Cachoeira do Sul, Santa Maria, Venâncio Aires, Candelária e Sobradinho;
6ª Região: Municípios de São Gabriel e Rosário do Sul;
7ª Região: Município de São Lourenço.
A próxima etapa é a de habilitação dos projetos, onde caberá ao Setor de Avaliação Técnica (SAT),  composta por servidores da SEDAC e sob a coordenação da Diretoria de Economia da Cultura, a análise das inscrições, habilitação ou não dos projetos de acordo com as normas do presente Edital.
Fonte: Diretoria de Economia da Cultura – SEDAC/SEM/RS

Gulbenkian Estudo sobre a relação entre museus e público sénior é hoje apresentado


Um estudo sobre a relação entre os museus e o público sénior, maior de 65 anos, coordenado pelo Grupo para a Acessibilidade nos Museus (GAM), é apresentado esta segunda-feira em Lisboa, na Fundação Calouste Gulbenkian, que apoiou o projecto.
O estudo foi feito em parceria com o ICOM Portugal - Conselho Internacional dos Monumentos e Sítios e é apresentado pelo GAM como "um ponto de partida para elaborar uma base de reflexão sobre as necessidades específicas dos seniores, de forma a orientar programações museológicas e, de um modo mais lato, programações culturais, tendo em vista este público específico".

A coordenação do estudo foi da responsabilidade dos museólogos Giles Teixeira, Margarida Lima de Faria e Maria Vlachou.

Na sessão de hoje, com início marcado para as 15h00, no auditório 3 da Fundação, serão também apresentados "casos de estudo de projectos culturais especialmente dirigidos ao público sénior, provenientes de Irlanda, Alemanha e Portugal", segundo o comunicado do GAM enviado à Lusa.
O estudo resulta "do desafio lançado ao GAM pela Fundação Calouste Gulbenkian, quando da realização do seminário anual, em 2010, sobre a temática dos museus e do público sénior", esclarece o mesmo documento.


Afirma o GAM que, "além de alguns elementos relativos ao número de visitantes, não existem outros", designadamente "sócio-demográficos, qualitativos, relativos a percepções, necessidades, utilização e acessibilidade -- física e cognitiva", dos museus.

Atesta o GAM que é essencial aos museus conhecer o contexto e os públicos com os quais trabalham, e que, sem estes dados, não podem "desenvolver e planear a actividade de forma sustentada, consistente e eficiente".

fonte:
http://www.noticiasaominuto.com/cultura/55164/estudo-sobre-a-rela%C3%A7%C3%A3o-entre-museus-e-p%C3%BAblico-s%C3%A9nior-%C3%A9-hoje-apresentado#.UUcxDheyAqM

Lembrete: Edison adicionou como contacto no Twoo e quer se conectar

Encontrei uma forma exclusiva e divertida de conhecer pessoas novas online: Twoo.com.

Ler este email em: English, Español, , Français, العربية‏, e 26 outros idiomas.

Recebeu este email porque Edison quer conectar com museu2009.public@blogger.com no Twoo. Cancelar.

Edison adicionou você como contacto no Twoo e quer se conectar.

Conectar no Twoo
Twoo é a forma mais divertida de conhecer pessoas novas na sua região
Junte-se a mais de 10 milhões de pessoas

O Twoo é a rede social para conhecer pessoas novas com crescimento mais rápido. Descubra porque mais de 10 milhões de pessoas já aderiram ao Twoo.

Conversar já

A primeira coisa que quer fazer quando vê um perfil interessante é iniciar uma conversa, certo? No Twoo prometemos muitas pessoas ansiosas por uma boa conversa. E a melhor parte: é grátis!

Telemóvel

Descubra o que se está a passar à sua volta com as apps para iPhone e Android. Leve o Twoo consigo para toda a parte.

Visto em:
Não quer voltar a receber emails destes? Clique aqui.
Massive Media NV, Emile Braunplein 18, 9000 Ghent, Belgium BE0834322338. info-pt@twoo.com