Listen to the text.

quinta-feira, 4 de abril de 2013

Caneta que pertenceu a Afonso Pena é roubada do Museu da República


Rio -  A Polícia Federal está investigando o roubo de uma caneta de 1908 que pertenceu ao político Afonso Pena. A relíquia foi roubada na tarde desta terça-feira do Museu da República, no Catete, Zona Sul do Rio.
A relíquia foi presente do Exército Brasileiro, é de ouro e tem três brilhantes. Segundo a diretora do museu, Magaly Cabral, o local não tem câmeras de vigilância e a suspeita é de que um visitante tenha levado o objeto.
A PF recolheu impressões digitais do armário vitrine onde a caneta ficava. O objeto fazia parte de um acervo da exposição República Brasileira e estava no segundo módulo, chamado República Oliguárquica.

"O segurança que estava no momento disse um visitante parecia muito interessado na caneta. Ele se deslocou ao ver um grupo maior chegando e quando voltou, ela não estava mais lá. Não há valor financeiro estimado. Apenas o valor histórico, que é incalculável", disse Magaly Cabral.
Câmeras da CET-Rio serão analisadas e as lojas das redondezas esta cedendo material pra localizar o autor. Duas funcionárias vão à PF nesta quinta-feira para fazer o retrato falado do suposto ladrão.

fonte:

São Paulo F.C. vai ter um museu virtual


O Tricolor vai inaugurar nos próximos dias seu mais novo museu. Mas nem adianta tentar procurá-lo no Estádio do Morumbi, tampouco no CT da Barra Funda. O tal museu será virtual e estará em um site próprio, com link na página oficial do clube.
A primeira atração do museu tricolor será a exposição das mais importantes taças conquistadas ao longo dos 82 anos de história do São Paulo.
O internauta terá acesso às imagens de 42 troféus, incluindo os da Taça Libertadores, do Mundial, do Brasileirão, do Paulistão... “Elegemos as taças mais representativas. Além de ver a imagem, o torcedor ainda poderá conhecer detalhes do torneio no qual ela foi conquistada”, explica Dorival Decoussau, diretor de comunicação do São Paulo.
Depois dessa exposição, o museu virtual vai focar as atenções sobre dois personagens de peso no clube: o ex-boxeador Eder Jofre e Adhemar Ferreira da Silva, atleta bicampeão olímpico e responsável pelas estrelas amarelas no uniforme tricolor.

fonte:

Grafiteiros montam exposição no Museu da Maré


Os olhares mais atentos têm notado o aumento da cultura do grafite na cidade. Pois bem, abre na quinta feira, 4,  no Museu da Maré a segunda edição da exposição Grafitarte. Sucesso em 2012, o projeto apresenta os trabalhos de 90 jovens das comunidades da Maré, entre elas Instituto Vida Real, Vila Olímpica da Maré, Baixa do Sapateiro e Conjunto Bento Ribeiro Dantas. A exposição é resultado das oficinas de grafite para jovens de 12 a 18 anos, em situação de vulnerabilidade social, com o objetivo de resgatar a auto estima da galera. 

O tema desta edição é o meio ambiente. Os alunos  são orientados e produzir suas telas a partir de idéias variadas, sempre relacionadas à questão ambiental tal como: poluição, consumo consciente da agua, respeito a natureza, preservação, reciclagem de lixo, entre tantos. Na exposição de arte, a rapaziada da Maré vai mostrar toda a sua criatividade nos vários aspectos que envolvem a cultura do grafite como meio de expressão e linguagem em cerca de 60 telas e grafismos em vários suportes, como papel, lonas, objetos, esculturas e mobiliários (cadeiras de praça, latas de lixo, objetos, por exemplo). 
A animação da abertura, fica por conta da 'execução' de uma das paredes do Museu ao som de hip hop!!!

fonte
JB

Dourados participa do Dia Internacional dos Museus


Dourados está integrada à comemoração do “Dia Internacional dos Museus”, em 18 de maio. A 11ª Semana Nacional dos Museus acontece de 15 a 17 de maio.

Participando pela terceira vez do evento, a cidade marca presença na Semana Nacional através de diversos artistas douradenses que vão se apresentar no museu local, que fica na Rua João Rosa Góes com Joaquim Teixeira Alves, no centro.


O tema deste ano será “Museus – memória + criatividade”, proposto pelo Conselho Internacional de Museus (Icom) e associa dois conceitos que têm caracterizado o setor museal nos últimos anos. O Icom, por sua vez, criou em 1977 o “Dia Internacional dos Museus” com o objetivo de sensibilizar o público sobre o papel dos museus no desenvolvimento da sociedade.


No dia 18, quando é comemorada a data, o Museu de Dourados estará atendendo no período matutino e a partir do tema proposto, já foram confirmadas as apresentações do Grupo Serestas, de Ilson Ozório, Rafael Deboleto e Odair Vilela.

fonte: