sexta-feira, 12 de abril de 2013

Museus do IPAC participam do II Salão Baiano de Turismo



Os museus vinculados ao Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC) serão divulgados no estande da Secretaria de Cultura do Estado noSalão Baiano de Turismo, evento considerado uma das principais ações governamentais de vendas da Bahia como destino turístico, que acontece no Centro de Convenções da Bahia, em Salvador, de hoje (10) até domingo (14), das 14h às 20h. O estande montado contará com imagens de manifestações e equipamentos culturais do estado, no qual haverá distribuição de folders com informações diversas de todas as unidades vinculadas ao órgão.

No total, o IPAC distribuirá 4.500 unidades dos folders institucionais de oito espaços vinculados à sua estrutura e um museu conveniado: Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-BA), Museu de Arte da Bahia (MAB), Solar Ferrão, Museu Abelardo Rodrigues, Museu Tempostal, Museu Udo Knoff de Azulejaria e Cerâmica, Palácio da Aclamação, Parque Histórico Castro Alves e Museu do Recolhimento dos Humildes. A publicação bilíngue contém fotos e informações sobre o histórico, acervo preservado e ação educativa desenvolvida pelos museus.

Será exibida ainda a exposição itinerante Museus da Bahia: identidade e territórios, que apresenta o perfil dos museus vinculados ao IPAC e das 217 instituições museais mapeadas no estado. São 23 painéis que, através de mapas, fotografias e dados estatísticos, evocam o patrimônio integral de 25 territórios de identidade baianos. O total de municípios com espaços museais e a distribuição dos museus no estado são algumas das informações oferecidas.

Além do estande e da exposição, no balcão instalado na área de vendas do Salão, coordenado pelo IPAC, serão comercializadas publicações do Museu de Arte Moderna da Bahia, Museu de Arte da Bahia e Palacete das Artes. Os visitantes poderão comprar seis títulos do MAM-BA: MAM-BA (Banco Safra), 12º, 14º e 15º Salão da Bahia, Coleção MAM 50 anos e Parque das Esculturas. Do Palacete das Artes, estarão disponíveis para venda os catálogos das exposições Modigliani – Imagens de uma vida, Mario Cravo Jr. Esculturas eAs mulheres de Jorge e o Universo Amado. O Museu de Arte da Bahia irá comercializar as seguintes publicações: Pesquisas Etnológicas na Bahia, Museus para o povo, A pintura na Bahia, catálogo do MAB (Banco Safra), Pinhas – Coleções Brasileiras, A obra de Calasans Neto, A Bahia na Época de D. João e catálogo da exposição Brinquedos que moram nos sonhos.

fonte:

Paço Municipal de Manaus terá museu a partir de 2014


 

Palácio da Liberdade, antiga sede da Prefeitura, funcionará como museu.
Metá é colocar museu em pleno funcionamento ate 2014.


Depois de sete anos de reforma, o Palácio da Liberdade, antiga sede da Prefeitura de Manaus, reinagurou na manhã desta quinta-feira (11).

O espaço será dedicado à cultura e nele deverão ocorrer diversas exposições artísticas. O espaço também conta com um museu arqueológico, onde será possível conhecer a própria história do local.
De acordo com a presidente do Manauscult, Inês Daou, no local, agora funcionará um museu. Para ela, a expectativa é que tudo fique pronto até o 2014, a tempo de receber os turistas para a Copa do Mundo. "A idéia é que o local seja um espaço novo, um espaço interativo, um espaço em que a cidade possa se ver e estar presente também. A idéia, acima de tudo, é contar a história destes 343 anos de Manaus", comentou Inês Daou.
A entrega do palácio faz parte do plano de revitalização do centro histórico da capital, ainda este ano outras novas obras devem ser entregues. "A biblioteca pública municipal, a Praça do Congresso, a Camâra Municipal, o relógio municipal são algumas das obras incluídas no plano de revitalização. É fundamental que o povo reconheça sua cultura, sua identidade, saiba do patrimônio histórico rico que Manaus tem e da sua história bonita", disse Raphael Assayag, secretário municipal de requalificação do centro.
Paço Municipal, que agora é 'Paço da Liberdade' foi reaberto neste domingo (30) (Foto: Marcos Dantas / G1 AM)Paço Municipal terá um museu a ser inaugurado em 2014 (Foto: Marcos Dantas / G1 AM
fonte:http://g1.globo.com/am/amazonas/noticia/2013/04/paco-municipal-de-manaus-tera-museu-partir-de-2014.html
)