sábado, 27 de abril de 2013

Museu Casa de Portinari lança novo site em comemoração aos 10 mil seguidores no Facebook


O Museu Casa de Portinari, em Brodowski, em comemoração aos 10 mil acessos em sua página na rede social Facebook, lança um novo site, mais dinâmico, interativo e completo. Reestruturado, além de informações sobre a vida e o obra de Portinari, o site conta com várias novidades como: recursos interativos, fotos com super zoom, vídeos e jogos online. Mesmo fechado para restauro, o museu continua promovendo atividades culturais e educacionais relacionadas ao tema do patrimônio artístico em outros espaços da cidade.

Visite o novo site!
Acesse: www.museucasadeportinari.org.br

Parte de obra de Ivens Machado é furtada do Museu de Arte do Rio

Câmeras de segurança do MAR gravaram furto na tarde desta quinta.

Instalação teve um abridor de latas furtado; caso está na 4ª DP.


Um abridor de lata, parte de uma obra do artista Ivens Machado em exposição no Museu de Arte do Rio (MAR), na Zona Portuária da cidade, foi furtado na tarde desta quinta-feira (25). A informação foi confirmada pela polícia e pelo museu nesta sexta-feira (26). Câmeras de segurança registraram o crime em que aparece o autor.
A instalação móvel de arte contemporânea é uma tela quadriculada com um suporte, onde ficava pendurado o abridor de lata. A polícia já solicitou perícia. O caso foi registrado na 4ª DP (Praça da República) e será encaminhado para a Delegacia de Roubos e Furtos (DRF).
A pena para furto simples é de um a quatro anos de prisão e a de furto qualificado, de dois a oito anos.
Em nota, o assessoria de imprensa do museu informou que o "MAR entende que qualquer furto, seja qual for a motivação, deve ser tratado como tal. No entanto, o Museu acredita que pode não ter havido dolo na ação, tampouco a intenção de roubar uma obra de arte. Afinal, o público da mostra é constantemente convidado a interagir com os trabalhos expostos".
Ainda de acordo com o comunicado, o proprietário da obra explicou que o "abridor em questão não era o original da peça criada em 1973. Por diversos motivos, como o processo natural de oxidação do material, o objeto já foi substituído outras vezes. No MAR, o abridor foi prontamente reposto, sem qualquer dano artístico ou material ao trabalho".
Museu de Arte do Rio MAR Rio de Janeiro inauguração (Foto: G1)Museu de Arte do Rio foi inaugurado no dia 1º de março (Foto: G1)
tópicos:

Inscrições abertas para o IV Fórum Estadual de Museus



Com recursos do Fundo Estadual da Cultura (FEC) e com o apoio do IBRAM (Instituto Brasileiro de Museus), o Sistema Estadual de Museus do Ceará (SEM-CE), vinculado à Secretaria da Cultura do Estado do Ceará e com sede no Museu do Ceará, promove o IV Fórum Estadual de Museus, o I Encontro da Rede Cearense de Museus Comunitários e a Reunião dos Sistemas Estaduais de Museus, que acontecem nos dias 22 a 25 de maio de 2013, no Theatro José de Alencar e na Casa Juvenal Galeno.




O evento é destinado aos gestores públicos municipais, além de diretores e profissionais dos museus cearenses. A expectativa é reunir 150 pessoas para debater diversos temas da área museológica. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas com o preenchimento da ficha até o dia 20 de maio, pelo e-mail Este endere%C3%A7o de e-mail est%C3%A1 protegido contra spambots. Voc%C3%AA deve habilitar o JavaScript para visualiz%C3%A1-lo. '>sistemamuseuce@gmail.com.

Ficha de inscrição.

Confira a programação.

Serviço:

IV Fórum Estadual de Museus, I Encontro da Rede Cearense de Museus Comunitários e a Reunião dos Sistemas Estaduais de Museus

Data: 22 a 25 de maio

Local: Theatro José de Alencar e Casa Juvenal Galeno

Mais Informações:

(85) 3101 – 2609 / 3101 – 2610 (Marcella, Joelma e Nivia)