Listen to the text.

quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Cine Museu Amazônia no AM exibe filmes sobre ocupação da Amazônia

Temporada começa no dia 28 de agosto e vai até 4 de dezembro.
Exibições ocorrerão no Instituto de Educação do Amazonas


O Museu Amazônico vai promover no período de 28 de agosto até o dia 4 de dezembro o Cine Museu Amazônico. O projeto, sem fins lucrativos e de caráter pedagógico, terá a exibição do vídeo instalação “Mater Dolorosa – ln Memoriam II (Da criação e sobrevivência das formas)”, do artista plástico Roberto Evangelista.
saiba mais

A programação do evento contará com oito filmes que retratam como tem sido tratada tanto a natureza física quanto humana ao longo do processo de desenvolvimento e ocupação da Amazônia. O evento contará ainda com a participação de palestrantes convidados, dentre eles, Roberto Evangelista, Renan Freitas Pinto, Márcio Souza, Abrahim Baze.

Dentre os filmes que serão exibidos, além de “Mater Dolorosa, in memoriam II (Da criação e sobrevivência das formas)”, estão “A Selva”, de Márcio Souza, “Davi contra Golias – Brasil Caim”, de Aurélio Michiles, e “Balbina no país da impunidade”, de Rogelio Casado.

As exibições ocorrerão no Instituto de Educação do Amazonas, às quartas-feiras, sempre às 9 e 14 horas. A temporada começa no dia 28 de agosto e vai até 4 de dezembro do corrente ano.

fonte:
http://g1.globo.com/am/amazonas/noticia/2013/08/cine-museu-amazonia-no-am-exibe-filmes-sobre-ocupacao-da-amazonia.html

Petrobras anuncia investimento de R$ 20 milhões em 12 museus



A Petrobras anunciou hoje (27), em parceria com o Ministério da Cultura, o investimento de R$ 20 milhões em 12 museus, entre este ano e 2014. Os recursos serão investidos em requalificação, implantação de audioguias e material de divulgação trilíngue. Segundo a empresa, o patrocínio faz parte da ação cultural do ministério para a Copa do Mundo de 2014.

Dos 12 museus, cinco ficam no Rio de Janeiro e são vinculados ao Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). Dois deles estão em Petrópolis, na região serrana: o Museu Imperial e o Palácio Rio Negro. Os demais são o Museu de Arte Sacra, em Paraty, no litoral sul, e na capital fluminense, os museus da República e Chácara do Céu.

No Nordeste, quatro projetos foram contemplados. Em Pernambuco, serão revitalizados o Museu de Arte Contemporânea de Pernambuco, em Olinda, e o Museu da Cidade do Recife. Em Natal, capital do Rio Grande do Norte, integra a lista o projeto de requalificação da Pinacoteca do Palácio da Cultura no Palácio Potengi. E a Bahia receberá recursos para a implantação do Museu Nacional de Cultura Afro-Brasileira, em Salvador.

A cidade de Juiz de Fora, em Minas Gerais, terá o Museu Mariano Procópio revitalizado. Já em São Paulo será criado um site de busca, o Portal dos Museus. Também na capital paulista, o Museu Lasar Segall, instalado na antiga residência e ateliê do artista plástico que deu nome à instituição, passará por uma requalificação de sua biblioteca especializada em arte e fotografia.

fonte:
http://www.jb.com.br/cultura/noticias/2013/08/27/petrobras-anuncia-investimento-de-r-20-milhoes-em-12-museus/