Listen to the text.

domingo, 1 de setembro de 2013

Museu Palácio Floriano Peixoto expõe peças do escultor Pedrocas

Artista se tornou mestre do Registro do Patrimônio Vivo este ano. Há 50 anos ele vive de esculpir formas em troncos de árvores.


O Museu Palácio Floriano Peixoto (Mupa), que fica no centro de Maceió, vai abrir para o público, a partir da próxima terça-feira (3), a exposição "A Poesia da Madeira", do escultor Pedro Cassiano dos Santos, o “Pedrocas”.

Há 50 anos o artista vive de esculpir formas em troncos de árvores. Há um mês, no dia 31 de julho, ele se tornou o mais novo mestre do Registro do Patrimônio Vivo, por deliberação do Conselho Estadual de Cultura.

A trajetória do escultor teve início quando ele era ainda menino, por influência de sua mãe, que fazia arte em argila. Vendo diariamente sua mãe transformar argila em utensílios de louça, começou a esculpir figuras em batata e macaxeira. “Lembro-me bem quando comecei esculpindo figuras em frutas, batata, macaxeira. Depois comecei na madeira, pedra, resina e hoje faço artes até em coco”, conta Pedrocas.

Segundo o escultor, a maioria das suas peças é produzida em troncos de jaqueira, que é mais fácil de ser encontrado em Alagoas. “As peças que produzo sempre têm algum envolvimento com o formato do tronco. Passo dias olhando e vendo no que pode dar”, explicou o escultor.

Serviço
Museu Palácio Floriano Peixoto.
Data: 3 a 19 de setembro.
Horário: Terça, quinta e sexta-feira, das 8h às 17h. Quarta, das 8h às 21h. Sábados, domingos e feriados, das 13h às 17h.

fonte:
http://g1.globo.com/al/alagoas/noticia/2013/08/museu-palacio-floriano-peixoto-expoe-pecas-do-escultor-pedrocas.html