sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Giro Cultural promove passeios gratuitos a museus da USP

Um dos roteiros inclui apresentações sobre os projetos científicos da universidade, como o Projeto Genoma e o Tanque de Provas Numérico

Giro Cultural: objetivo do programa é divulgar o patrimônio arquitetônico, artístico e cultural da USP, além de promover a articulação entre ciência, cultura, artes e tecnologia

São Paulo – O programa Giro Cultural USP, da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da Universidade de São Paulo (PRCEU/USP), oferece em setembro quatro roteiros de passeios gratuitos pela universidade e pela cidade.

O objetivo do programa é divulgar o patrimônio arquitetônico, artístico e cultural da USP, além de promover a articulação entre ciência, cultura, artes e tecnologia.

Previsto para os dias 6 e 20 de setembro, o roteiro Acervo Cultural apresenta os espaços de cultura do campus da USP. A programação inclui visitas ao Museu de Arte Contemporânea, ao Paço das Artes e ao Museu de Arqueologia e Etnologia.

O roteiro Vista Panorâmica, programado para 14 de setembro, tem como foco a história da USP e da criação do campus e informa sobre cada uma das escolas, faculdades, institutos e museus ali localizados, bem como sobre o seu patrimônio cultural.

Já o roteiro Acervo Científico, programado para 17 de setembro, apresentará um pouco da pesquisa científica da universidade, com paradas no Museu Oceanográfico, no Instituto de Física e no Museu de Anatomia Veterinária.

Fora da Cidade Universitária, o roteiro ‘A USP e a São Paulo Modernista’ promove um passeio pelas principais edificações modernistas da cidade, como o Museu Paulista, o Edifício Copan, a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e o Museu de Arte Contemporânea da USP. Esse passeio ocorre aos sábados e tem como ponto de partida a estação de metrô Alto do Ipiranga.

Os passeios são feitos de ônibus e têm o acompanhamento de uma equipe de monitores formada por alunos da universidade.

Para participar dos passeios na Cidade Universitária, as inscrições devem ser encaminhadas ao e-mail girocultural@usp.br. Para o passeio “A USP e a São Paulo Modernista”, as inscrições devem ser feitas pelo e-mail girocultural@sinteseeventos.com.br. As vagas são limitadas a 30 pessoas por passeio.

Mais informações sobre a programação no
 site.

fonte:
http://exame.abril.com.br/ciencia/noticias/giro-cultural-promove-passeios-gratuitos-a-museus-da-usp

O museu mais pequeno do mundo


Um elevador de seis metros quadrados em Nova Iorque convertido numa sala de exposição para abrigar uma exibição única em tamanho e conceito.

O sapato lançado no ex-presidente George Bush no Iraque, uma mochila da Disney à prova de balas ou ainda guloseimas.

«Há pessoas que levam o museu muito a sério, outras acham divertido. Alguns só precisam de cinco minutos e outros passam horas. É quase como um tipo de espelho, uma parte da nossa sociedade», afirmou o responsável do museu.




Cada fim de semana, cerca de 200 pessoas visitam a galeria.

http://www.tsf.pt/PaginaInicial/Vida/Interior.aspx?content_id=3405059

Mostra sobre barroco mineiro pode ser visitada em Volta Redonda, RJ


Trabalhos estão na Galeria de Arte Cílio Bastos; entrada é gratuita. Exposição de Antônio Calino segue até 20 de setembro de 2013.


A Galeria de Arte Cílio Bastos, em Volta Redonda (RJ), recebe a exposição "Barroco Mineiro - Olhar e Vertigem". A mostra reúne fotos de Antônio Calino que retratam igrejas e arquitetura de cidades de Minas Gerais. As visitas seguem até o dia 20 de setembro, entre 10h e 18h , de segunda a sexta-feira. A entrada é gratuita.

A Galeria de Arte Cílio Bastos fica no Espaço Cultural Gacemss, na Rua 14, nº 22, Vila Santa Cecília.
Mostra "Barroco Mineiro - Olhar e Vertigem" reúne fotos de Antônio Calino (Foto: Divulgação/Gamcess)
 

fonte:
http://g1.globo.com/rj/sul-do-rio-costa-verde/noticia/2013/09/mostra-sobre-barroco-mineiro-pode-ser-visitada-em-volta-redonda-rj.html