quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Museu revela documentos de trabalhos forçados de chineses no Japão



Um museu chinês apresentou nesta quarta-feira documentos sobre casos de trabalho forçado de cidadãos chineses no Japão durante a Segunda Guerra Mundial, no dia do aniversário do incidente que provocou a invasão japonesa da Manchúria em 1931.



O Museu da Guerra de Resistência do Povo Chinês contra a Ocupação Japonesa de Pequim apresentou mais de 400 documentos que, segundo a instituição, mostram como 40.000 chineses foram obrigados a trabalhar no Japão durante a guerra.




"Com base nestes documentos, vamos iniciar ações judiciais contra o governo japonês para que admita o que seu país fez, peça desculpas e ofereça uma compensação às famílias das vítimas", declarou à AFP o diretor adjunto do museu, Li Zongyuan.




Os documentos foram apresentados por ocasião do 82º aniversário do incidente de Mukden, também conhecido como o incidente da Manchúria, onde em 1931 um trecho da Ferrovia do Sul da Manchúria, uma empresa de propriedade japonesa, foi dinamitado.




O exército japonês responsabilizou os dissidentes chineses pelo ataque, o que proporcionou um 'casus belli' que justificou assim a anexação da região chinesa da Manchúria por Tóquio.




Os abusos cometidos pelo exército japonês durante a ocupação dos territórios chineses continuam sendo uma fonte de divergência entre Pequim e Tóquio.



Visitante tira fotos de documentos sobre chineses que executaram trabalhos forçados no Japão Foto: AFP
Visitante tira fotos de documentos sobre chineses que executaram trabalhos forçados no Japão
 

fonte:
http://noticias.terra.com.br/mundo/asia/museu-revela-documentos-de-trabalhos-forcados-de-chineses-no-japao,0fec555f66d21410VgnCLD2000000dc6eb0aRCRD.html

Museu e roteiro turístico do Pelé projetarão Santos para o mundo

Santos será incluída na viagem voltada a jornalistas (press trip) estrangeiros a ser promovida pela Embratur no próximo ano, com vista à Copa do Mundo de Futebol. A participação, que terá como um dos objetivos apresentar à mídia mundial o Museu Pelé, foi assegurada pelo diretor de Produtos e Destinos da Embratur, Marco Antonio Lomanto, que recentemente esteve na cidade. 

Para Lomanto, “dada a magnitude do projeto do museu e por ser Pelé um ícone em todo o planeta, esse equipamento será um importante atrativo para a Copa”. O museu também será destaque em roteiros da Embratur voltados a destinos turísticos em um raio de 200 quilômetros das cidades-sede do torneio. “Queremos fazer do museu santista o grande atrativo da região da Costa da Mata Atlântica”.

A recepção à imprensa contará com o apoio da Prefeitura e da Ama Brasil, Organização de Desenvolvimento Cultural e Preservação Ambiental responsável pela construção do museu.



O empreendimento ocupará os dois antigos Casarões do Valongo (1867 e 1872)

Obras
O museu está com 80% das obras concluídas. A previsão é que em janeiro inicie a instalação do mobiliário e depois a museologia, com previsão de conclusão em maio. O empreendimento ocupará os dois antigos Casarões do Valongo (1867 e 1872) e tem o patrocínio das empresas Caio, Carbocloro, Sherwin-Williams e Libras Terminais.

Também são investidores Santander, Odebrecht, Franz Construtora, Vivo, MRS Logística, Votorantim, Vale, Mitsubishi, Gerdau, Ambev, Rumo Logística, Cosan, Sabesp, Codesp e o empresário Armênio Mendes.

Setur cria roteiro do atleta

Com a previsão de receber cerca de 100 mil visitantes por mês, o Museu Pelé vai inserir Santos no turismo mundial. “Atrairá turistas de todos os continentes, que poderão participar do roteiro da vida do atleta, conhecendo a pensão onde morou e o barbeiro que o atende, entre outros locais”, adiantou o secretário de Turismo, Luiz Guimarães.

O trajeto está em preparação pela Setur. Seu editor de conteúdo do museu, Odir Cunha, já registrou em vídeo as primeiras das 50 entrevistas previstas e recuperou áudios exclusivos. A Ama Brasil também comprou da família do fotógrafo José Herrera, falecido há três anos, 640 imagens. “Algumas informações serão surpresa até para o Pelé”, revela Odir.

Foto: Marcelo Martins

fonte:
A responsabilidade desta matéria é da prefeitura de Santos. 

Art Wear leva ‘merchandising’ nacional ao museus europeus



A marca deu a volta à crise e apostou num mercado “onde não há grande concorrência”. Hoje estão no Museu d´Orsay, em Paris, e pretendem expandir-se na Europa e no Médio Oriente.



Foi à boleia de Joana Vasconcelos que a Art Wear, empresa de ‘merchandising' de arte, chegou ao Museu d ´Orsay, em Paris. Um contrato que atingiu 160 mil euros e que pode facilmente alargar-se a outros museus, podendo resultar numa facturação de meio milhão de euros no final do ano.



Em entrevista ao programa Grandes Negócios do ETV, o director da Art Wear, Duarte Lukas, recorda que a empresa foi responsável pelo ‘merchandising' da exposição de Joana Vasconcelos no Palácio de Versailles, nos arredores de Paris. O Museu d´Orsay gostou do que viu e pediu à marca portuguesa para fazer uma linha mais moderna e diferente do que habitualmente se pode encontrar em museus. E assim se fez o caminho que levou a marca portuguesa a um dos importantes museus de Paris.


fonte:
http://economico.sapo.pt/noticias/art-wear-leva-merchandising-nacional-ao-museus-europeus_177488.html
Estão abertas as inscrições para a IV edição do Prêmio Ibero-Americano de Educação e Museus, do Programa Ibermuseus. De 16 de setembro e 31 de outubro de 2013, instituições das áreas de educação e museus poderão submeter suas candidaturas em duas categorias: projetos já realizados ou em andamento e projetos em fase de planejamento. - See more at: http://www.museus.gov.br/noticias/programa-ibermuseus-abre-inscricoes-para-o-premio-educacao-e-museus-2013/#sthash.CDhZOCV8.dpuf
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Içara viverá a "Primavera dos Museus"


Textos: Redação / reportagem@atribunanet.com
A Fundação Cultural de Içara promove entre os dias 23 e 26 de setembro a sétima edição do "Primavera dos Museus". O evento tradicional vai trabalhar as oficinas de bonecas de abayomi que acontecerão no Museu Casa da Cultura Pe. Bernardo Junkes, nos dias 24 e 26 de setembro, e as oficinas de máscaras africanas, que serão realizadas no Museu Casa do Agente Ferroviário Anselmo Cargnin, nos dias 23 e 25 do mesmo mês.

As ações farão parte da sétima edição do evento, integrando a agenda anual de atividades do Ibram para a divulgação e promoção dos museus brasileiros, "bem como à aproximação destes com a sociedade. A Primavera dos Museus segue os mesmos moldes da Semana de Museus e tem como proposta principal mobilizar os museus brasileiros em torno de um mesmo tema", explicou a presidente da Fundação, Eliana Jucoski Monteiro.

Temas das oficinas

As bonecas de abayomis são confeccionadas com panos artesanais, a partir de sobras de tecidos reaproveitados e feitos com nós, sem uso de cola ou costura. A palavra “abayomi” significa aquele que traz felicidade ou alegria.

Já as máscaras africanas representavam um disfarce místico com o qual os africanos poderiam absorver forças mágicas dos espíritos e assim utilizá-las em benefício da comunidade: na cura de doenças, em rituais fúnebres, cerimônias de iniciação, casamentos e nascimentos. O trabalho com as máscaras africanas também contribui para o reconhecimento da identidade afro-brasileira.

Sobre o IBRAM

A exemplo da Semana Nacional de Museus, o "Primavera dos Museus" é um evento nacional que visa debater questões da atualidade em museus e espaços culturais de várias cidades brasileiras. O evento acontece sempre na semana de início da Primavera e é coordenado pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/Ministério da Cultura).

fonte:
http://www.atribunanet.com/noticia/icara-vivera-a-primavera-dos-museus-96314