sábado, 5 de outubro de 2013

Museu Sacaca comemora mês das crianças com o projeto Circo de Todos

O Museu Sacaca reserva neste mês de outubro muitas atrações para as crianças. Uma delas é o Circo de Todos, com a oficina de arte circense, neste domingo, 6, na Maloca Multiuso da instituição. O objetivo é identificar as artes circenses como patrimônio cultural e utilizá-las como instrumento de educação e desenvolvimento social.

A equipe do Circo Escola Museu Sacaca, projeto “Circo de Todos”, vai ensinar às crianças e seus responsáveis a arte do malabarismo, equilibrismo e acrobacias de solo e aérea.

As aulas de circo oportunizam aos participantes momentos de vivência, experiência e descoberta de novas formas de expressão e de conhecimento, inspirados na linguagem artística circense, o que possibilita considerável melhoria nas relações interpessoais e ainda estimula os sentimentos de cooperação e solidariedade.

A iniciativa é da Gerência do Projeto “Circo, Arte e Ludicidade” do Centro de Pesquisas Museológicas/Museu Sacaca, que pertence ao Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá (Iepa).

fonte:
http://chicoterra.com/2013/10/04/museu-sacaca-comemora-mes-das-criancas-com-o-projeto-circo-de-todos/

Fórum Nacional de Museus


O Fórum Nacional de Museus é um evento bienal, de abrangência nacional, com o objetivo de refletir, avaliar e delinear diretrizes para a Política Nacional de Museus (PNM) e consolidar as bases para a implantação de um modelo de gestão integrada dos museus brasileiros, representado pelo Sistema Brasileiro de Museus (SBM). O Departamento de Difusão, Fomento e Economia dos Museus (DDFEM/Ibram) é o responsável por essa ação.

Unidade responsável: Departamento de Difusão, Fomento e Economia dos Museus (DDFEM)

O quê é: O Fórum Nacional de Museus é um evento bienal, de abrangência nacional, com o objetivo de refletir, avaliar e delinear diretrizes para a Política Nacional de Museus – PNM e consolidar as bases para a implantação de um modelo de gestão integrada dos museus brasileiros, representado pelo Sistema Brasileiro de Museus – SBM.

  • Museus
  • Semana Nacional de Museus

    A Semana acontece em comemoração ao Dia Internacional de Museus,18 de maio, e tem como propósito mobilizar os museus brasileiros a partir de um esforço de concertação de suas programações em torno de um mesmo tema. 

    Sua primeira edição foi realizada em 2003, idealizada pelo Departamento de Museus (Demu/Iphan), atual Ibram, quando contou com a participação de 57 museus, os quais realizaram cerca de 270 eventos e em 2013 já conta com mais de 3.900 eventos em 1.252 museus no Brasil. 

    Meta:

    Mobilizar os museus brasileiros a desenvolver atividades especiais como exposições, palestras, oficinas, seminários, ações educativas.

    Resultados:

    - Sensibilizar os museus e a comunidade para o debate sobre temas da atualidade.

    - Estimular a visitação a museus.

    - Incentivar a aproximação entre sociedade e museus.


    fonte:
    http://www.museus.gov.br/acessoainformacao/acoes-e-programas-2/semana-nacional-de-museus/

    Conexões Ibram

    Em 2012, o Instituto Brasileiro de Museus percorreu 17 estados do país conectando os museus brasileiros às novas políticas e instrumentos de gestão museais.

    O Projeto Conexões Ibram levou diversos temas como Estratégias de Fomento e Financiamento, Estatuto de Museus, Plano Nacional Setorial de Museus, dentre outros, para serem discutidos diretamente com os representantes do setor cultural dos estados e com seus cidadãos.

    Cada estado teve a oportunidade de ajustar o evento de acordo com suas necessidades específicas a partir do modelo sugerido pelo Ibram e que prevê a realização de dois dias de reunião aberta sobre uma série de temas.

    Além das apresentações abertas ao público, o Conexões Ibram propõe reuniões técnicas com o intuito de concretizar planos de trabalho para inserir os museus do Brasil nas inovações em políticas públicas museais promovidas pelo Ibram.

    A Presidência Ibram é a responsável por esse programa que tem como metas o fortalecimento do Sistema Brasileiro de Museus e do Sistema Estadual de Museus e sua articulação; a implantação e desenvolvimento de rede de informações museais voltada para formulação de políticas públicas; difusão do setor e proteção de bens culturais; a implantação dos marcos legais do setor museal, notadamente o Estatuto de Museus e normatização decorrente, inclusive no desenvolvimento da legislação correlata estadual e municipal; a implantação, monitoramento e avaliação do Plano Nacional Setorial de Museus e dos Planos Estaduais e Municipais de Museus; o desenvolvimento de políticas públicas de fomento e financiamento para os museus, inclusive quanto à capacitação de gestores e de sustentabilidade das unidades; integrar esforços para consolidar a temática dos museus na agenda de investimentos do país para a realização dos megaeventos esportivos de que o Brasil será sede; o desenvolvimento de programa de proteção ao patrimônio museológico em risco e outras ações no campo da proteção e segurança; o desenvolvimento de ações de incentivo e fortalecimento de iniciativas no campo da museologia.

    Acesse o blogue do projeto

    I Jornada de Museologia do Cariri começa nesta segunda-feira no Geopark Araripe

    Nesta segunda-feira (07) a Universidade Regional do Cariri (Urca), no Crato, promove a I Jornada de Museologia do Cariri. A abertura do evento acontece às 08 horas, no auditório do Geopark Araripe. A programação se estende até as 17h30min, com a oficina sobre ‘Museologia e Museus: os desafios da gestão museológica’, com a professora Maria Manuelina Duarte Cândido. Às 14 horas, acontece a mesa redonda sobre ‘Patrimônio Museológico da Região do Cariri: Desafios e Possibilidades’, com coordenação do Professor Alexandre Gomes, tendo como debatedora a docente Manuelina Duarte.

    Durante o evento também acontece o lançamento do livro Gestão de Museus: Um desafio Contemporâneo: Diagnóstico Museológico e Planejamento, da Professora doutora da Universidade de Goiás (UFG), Maria Manuelina Duarte Cândido. Estarão presentes também a Professora Adriana Botelho, da Universidade Federal do Cariri (UFCA), onde ela abordará e Implementação do Curso de Museologia na UFCA; do Diretor do Museu Histórico do Crato e Coordenador de Patrimônio Histórico da Secretaria de Cultura do Crato, Ricky Seabra. Ele destaca os Desafios da Gestão Municipal de Cultura do Crato, na área museológica. O Professor Alexandre Gomes, da Rede Cearense de Museus Comunitários (RCMC) e URCA, abordará o tema Patrimônio, Memória e Diversidade Cultural: os desafios dos museus comunitários no Ceará.

    Informações:

    I Jornada de Museologia do Cariri

    Data: 07 de outubro de 2013(segunda-feira)

    Horário:8h às 17h30 min

    Local: Auditório do Geopark Araripe

    Rua Carolina Sucupira, S/N.

    Pimenta - Crato – Ceará



    04.10.2013

    Assessoria de Imprensa da Urca

    Elizângela Santos (88 3102.1213 - 8812.5525)



    fonte:
    http://www.ceara.gov.br/index.php/sala-de-imprensa/noticias/9147-i-jornada-de-museologia-do-cariri-comeca-nesta-segunda-feira-no-geopark-araripe