sábado, 16 de novembro de 2013

Museu americano disponibiliza modelos históricos para impressão 3D

Você já ouviu falar no Smithsonian Institute? Trata-se de um instituto educacional que faz parte de um complexo de museus muito conhecidos dos Estados Unidos. Ao todo, são 19 museus diferentes, que se somam a nove prédios dedicados à pesquisa. Segundo o site do Smithsonian Institute, ainda existem mais 181 museus afiliados, fazendo com que o acervo do instituto chegue aos 137 milhões de exemplares (entre objetos, trabalhos de arte e espécimes).

E não contente em ser um dos melhores centros dedicados à ciência dos Estados Unidos, o Smithsonian Institute ainda está trazendo uma novidade bem interessante. Estamos falando do Smithsonian X 3D, que traz uma coleção online que pode despertar o interesse de diversos tipos de pessoas — mas principalmente daquelas que são apaixonadas por modelagem e impressão 3D.

Isso acontece porque o Smithsonian X 3D é um projeto de escaneamento tridimensional de objetos que são parte do acervo dos museus, criando arquivos que podem ser acessados gratuitamente por qualquer pessoa. E esses arquivos possuem compatibilidade com impressoras 3D de diversos tipos, garantindo que os usuários possam imprimir seus modelos em suas próprias casas.

Você pode conferir o catálogo de modelos a serem baixados por este link. Há uma enorme variedade de opções disponíveis: espécimes de animais, flores, fósseis e esqueletos de animais extintos, embarcações, aviões, faces e obras de povos antigos. Os downloads acontecem de maneira gratuita, mas exigem que seja feito um rápido registro no Smithsonian Institute antes.





Museu americano disponibiliza modelos históricos para impressão 3D 

 (Fonte da imagem: Reprodução/Smithsonian Institute)


Fonte: Smithsonian Institute