Ouvir o texto...

sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Festa do Bonfim é Patrimônio Cultural Brasileiro

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – Iphan concedeu título de Patrimônio Imaterial Nacional à Festa do Bonfim, realizada desde 1745 em Salvador-BA. A festa articula duas matrizes religiosas distintas – a católica e a afro-brasileira – e envolve diversas expressões da cultura e da vida social da cidade.

Mais que uma grande manifestação religiosa, a celebração é uma referência cultural na afirmação da cultura baiana, além de representar visibilidade para os diversos grupos sociais.



(Foto: Agecom/GovBA/CreativeCommons)

A Festa do Bonfim acontece durante onze dias do mês de janeiro — começa um dia após o Dia dos Santos Reis e se encerra no segundo domingo depois da Epifania, no Dia do Senhor do Bonfim.

Um dos pontos altos da festa é a Lavagem do Bonfim realizada por baianas e filhas de santo e acompanhada por um enorme contingente de moradores, turistas e de devotos do Senhor do Bonfim (Oxalá no candomblé).

A Basílica Santuário Senhor Bom Jesus do Bonfim, situada na Colina Sagrada, na península de Itapagipe, é o cenário onde é realizada a lavagem das suas escadarias. Esta igreja, construída para abrigar a imagem do Senhor do Bonfim que foi trazida de Portugal no século XVIII, é um monumento tombado pelo Iphan desde 1938, registrado no Livro de Belas Artes.


(Foto: Agecom/GovBA/CreativeCommons)



fonte: BabeldasArtes

Nenhum comentário:

Postar um comentário