Ouvir o texto...

sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Fotos de modelo brasileira são destaque no Museu do Erotismo em Paris

Radicada em Paris e ex-modelo da agência Ford, a brasileira Daiane Soares ilustrou editorais de moda e posou para a lente de fotógrafos do mundo todo. Há alguns anos, ela decidiu passar para o outro lado da câmera. O resultado dessa brincadeira é a exposição 'Io Donna', em cartaz até maio de 2014 no Museu do Erotismo de Pigalle, em Paris.



A exposição de Daiane Soares fica em cartaz 
até maio no Museu do Erotismo.
Foto: (RFI Brasil)

Daiane, 34 anos, descobriu sua paixão pela fotografia ainda em Milão, para onde se mudou quando tinha apenas 18 anos. Ela ainda se lembra do apartamento que dividia com dezenas de outras garotas, que sonhavam com o sucesso nas passarelas.

Essa experiência ainda hoje se reflete em suas fotos, que giram em torno do universo feminino, tema de sua exposição que reúne imagens de dois de seus trabalhos : "A Carne" e "Eu e minhas amigas." Nas fotos, as modelos aparecem com os olhos cobertos pelos cabelos, e apenas as unhas e as bocas pintados de vermelho.

“A idéia é mostrar uma imagem branca, pontuada por apenas algumas cores”, explica Daiane. A incursão no mundo da fotografia veio por acaso. "Um dia um amigo me emprestou uma máquina e eu comecei a clicar minhas amigas. No início, queria fotografar todas elas, que me ajudaram muito", conta.

Habituada às câmeras, Daiane posa às vezes como objeto de suas próprias fotos, preparando a luz, a cenografia e pedindo a alguém apenas para apertar o botão. "É mais fácil achar essa pessoa do que a modelo para encarnar o que eu quero, na cena que imaginei", diz ela.

Verdade seja dita, as cenas ousadas às vezes dificultam o ‘casting.’: além da nudez presente em boa parte das fotos, é preciso também uma boa dose de ousadia. Em uma das séries, por exemplo, as imagens foram feitas dentro de um abatedouro, com vísceras de animais.

Nas fotos, Daiane também busca ilustrar a condição feminina: as fotos fazem alusão à maternidade, ao período pré-menstrual, ou ainda à gravidez. "Minha ideia é mostrar a dor de ser mulher", conclui Daiane, que já tem convites para expor em galerias no Japão e nos Estados Unidos.

fonte:

http://www.portugues.rfi.fr/cultura/20140102-fotos-de-modelo-brasileira-sao-destaque-no-museu-do-erotismo-em-paris

Nenhum comentário:

Postar um comentário