Ouvir o texto...

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Museu Rublev da Ucrânia antecipa devolução de acervo para a Rússia

Instituição teme saque dos ícones expostos

Uma coleção de valiosos ícones expostos em Kiev pelo Museu Andrei Rublev será levada de volta para a Rússia antes do prazo previsto, segundo anúncio feito pela instituição na quarta-feira, 26. A exposição "Obras-primas da Arte Russa Antiga - Ícones dos séculos XV e XVI" foi inaugurada em 23 de dezembro na Catedral de Santa Sofia, na capital ucraniana, e a princípio ficaria aberta até março. No entanto, o diretor do museu, Gennady Popov, disse à agência de notícias RIA Novosti que a casa já enviou funcionários a Kiev para fechar a exposição e arrumar o acervo.

Segundo ele, pode haver algum atraso na remoção dos ícones devido a uma troca de documentos necessária entre os Ministérios da Cultura dos dois países. Em meio às expectativas de mudanças iminentes no Gabinete de Ministros da Ucrânia, não está claro quais efeitos as turbulências políticas em Kiev terão sobre a devolução das obras.

A exposição contém 30 peças, incluindo o valioso "Nossa Senhora de Smolensk", ícone do tipo Hodegetria (representação iconográfica da Virgem Maria apontando para o Menino Jesus), e "O Santo Mártir George com Cenas de Sua Vida", ambos do início do século XVI.

Embora nenhuma razão oficial tenha sido dada para o encerramento prematuro da exposição, a medida foi provavelmente tomada por conta dos recentes distúrbios em Kiev, nos quais uma parte dos manifestantes declara sentimentos claramente hostis à Rússia e ao legado soviético. Além disso, o Museu de História de Kiev foi saqueado por invasores no último dia 19, e o Museu Nacional de Arte da Ucrânia também expressou preocupações sobre a segurança de seu acervo.

fonte:
http://www.diariodarussia.com.br/internacional/noticias/2014/02/27/museu-rublev-da-ucrania-antecipa-devolucao-de-acervo-para-a-russia/

Nenhum comentário:

Postar um comentário