Ouvir o texto...

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Primeiro Vant a voar na Amazônia é doado ao Museu TAM em São Carlos


Drone mapeou mais de mil metros quadrados de usina hidrelétrica em 1 mês. Veículo aéreo não tripulado entra para o acervo nesta quinta-feira (27).

O Museu TAM se rendeu à era dos drones e abriu as portas para receber uma nova aeronave em seu acervo: o Apoena 1000B. O drone, também conhecido como Veículo Aéreo Não Tripulado (Vant), foi o primeiro no Brasil a voar na Amazônia e será instalado no museu, em São Carlos (SP), nesta quinta-feira (27).

Doado pela XMobots, empresa responsável pela fabricação do equipamento, o Apoena levou sete anos para ser desenvolvido, entre 2004 e 2010. Com 32 quilos e alta capacidade de mapeamento de grandes áreas, o avião realizou, entre 2010 e 2012, o monitoramento aéreo nas obras de uma das usinas hidrelétricas em construção no Rio Madeira (RO).

Durante os dois anos de operação, quantificou o desmatamento legal necessário para a operação da usina, chegando a mapear, em um único mês, mais de mil quilômetros quadrados, área recorde em aerolevantamento por um Vant privado já realizado no Brasil.
saiba mais
Vant produzido em São Carlos, SP, facilita monitoramento de plantações

Para o diretor presidente da XMobots, Giovani Amianti, os voos do Apoena na Amazônia contribuíram muito com o salto de qualidade da indústria nacional de Vants, afinal, foi a partir das condições adversas da floresta, como a umidade, ventos fortes e chuva em abundância, que a empresa passou a desenvolver aviões mais resistentes.

Além do avião, a companhia também doará para o Museu TAM a estação de controle e o terminal de comunicação do Vant Apoena. Na estação de controle, que ainda está sendo restaurada para compor o acervo, será exibido um vídeo mostrando o funcionamento da aeronave, com imagens de voos realizados.


Vant Apoena já mapeou mil metros quadrados de usina em um mês (Foto: Thatiana Miloso/Divulgação)



O Museu
Com mais de 20 mil metros quadrados de área e com a chancela de ser o maior museu de aviação do mundo mantido por uma companhia aérea privada, o museu TAM conta com um acervo de mais de 90 aeronaves, entre pioneiras, clássicas, jatos e caças, a maioria em plenas condições de voo.

O espaço ainda abriga torre de controle, túnel multimídia, simuladores de voo e sala de propulsão. O museu fica na Rodovia SP 318, km 249, em São Carlos (SP). O horário de funcionamento é de quarta a domingo, das 10h às 16h (entradas permitidas somente até às 15h). Informações podem ser obtidas pelo telefone (16) 3306-2020.

fonte:
http://g1.globo.com/sp/sao-carlos-regiao/noticia/2014/02/primeiro-vant-voar-na-amazonia-e-doado-ao-museu-tam-em-sao-carlos.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário