Ouvir o texto...

terça-feira, 11 de março de 2014

Ano Cultural Brasil-Catar, os eventos são uma oportunidade para que os povos dos dois países

Para Rafah Barakat, chefe do projeto do Ano Cultural Brasil-Catar, os eventos são uma oportunidade para que os povos dos dois países se conheçam melhor. Exposições brasileiras em Doha já são um sucesso.




Barakat e o embaixador Al-Hayki

São Paulo – Da capoeira brasileira às pérolas catarianas, a troca de valores culturais entre Brasil e Catar são o objetivo do Ano Cultural que une os dois países em 2014. Com uma série de eventos em andamento e outros que ainda estão sendo organizados, o projeto visa aproximar os dois povos por meio de exposições, feiras e mostras típicas aqui e lá.

“O Catar tem muitas coisas interessantes e bonitas, uma cultura muito antiga. Temos muito a mostrar aos brasileiros sobre nossa cultura e precisamos fazer isso em um ano. Há muito o que mostrar aos brasileiros sobre a verdadeira cultura árabe-islâmica do Catar”, disse Rafah Barakat, chefe do Projeto do Ano Cultural Brasil-Catar 2014 da Autoridade de Museus do Catar, entidade que promove a iniciativa nos dois países, nesta segunda-feira (10), em São Paulo.

Barakat está no Brasil passando pela capital paulista, Rio de Janeiro, Salvador e Belém. Na agenda, ela tem visitas a museus que podem abrigar algumas das exposições planejadas e também encontros com representantes dos governos locais, que estão apoiando a realização dos eventos. Mohammed Al-Hayki, embaixador do Catar em Brasília, acompanha Barakat em suas reuniões no País.

As atividades culturais já começaram nos dois países. “O povo do Catar tem gostado muito de conhecer a cultura brasileira, desde que começamos com a capoeira no Dia Nacional dos Esportes no Catar, em 11 de fevereiro. Foi maravilhoso, recebemos três mil pessoas assistindo a capoeira e tivemos workshops depois disso”, contou Barakat.

Em 15 de fevereiro, foi a vez do início da exposição dos artistas plásticos brasileiros Pedro Varela e Carolina Ponte, em Doha. “Recebemos 500 pessoas no primeiro dia. O ministro da Cultura estava lá, o embaixador do Brasil também. Foi perfeito!”, afirmou

Olhando pelo outro lado, Barakat se mostra satisfeita em poder exibir no Brasil mais da cultura e história de seu país. Ela destaca ainda o apoio que tem recebido dos governantes brasileiros.

Divulgação


Capoeira em Doha: três mil pessoas conheceram esporte brasileiro

“O governo do Brasil tem ajudado muito. Eles abriram as portas para o nosso projeto e ficaram muito felizes em receber os eventos, especialmente o governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz. Desde que assinamos o acordo de cidades-irmãs entre Doha e Brasília [no fim de janeiro], ele tem ajudado muito nosso projeto. Estamos muito felizes em conhecer a cultura do Brasil e poder mostrar a nossa cultura”, ressaltou.

A capital federal recebeu um festival de filmes do Catar. As próximas atrações programadas no Brasil são uma feira de livros em Brasília e em Belém, no Pará, e uma exposição com cerca de 200 pérolas vindas do Catar, em São Paulo.

A programação do Ano Cultural Brasil Catar vai sendo atualizada conforme os eventos são agendados nas diferentes cidades brasileiras e também em Doha. Para saber quais os próximos eventos é só acessar o link www.qatarbrazil2014.com


fonte:
http://www.anba.com.br/noticia_artes.kmf?cod=21863120

Nenhum comentário:

Postar um comentário