Ouvir o texto...

quarta-feira, 12 de março de 2014

Atenção com a inclusão social das pessoas com deficiência - museus, bibliotecas, teatros, cinemas e demais espaços culturais

Acessibilidade e inclusão em espaços culturais com Mara Gabrilli, Carlos Ferrari, Juliane Rega e Edson Defendi


Próximas palestras

Acessibilidade e inclusão em espaços culturais com Mara Gabrilli, Carlos Ferrari, Juliane Rega e Edson Defendi
Local
Itaú Cultural (Sala Azul) Avenida Paulista, 149 - Paraíso - São Paulo - SP
Data
sexta-feira, 28 de março de 2014.
Inscrições a partir de 13/3/2014
Horário
09h - 16h
Vagas
200
Resumo da Palestra
Ao longo das últimas décadas, a atenção com a inclusão social das pessoas com deficiência vem aumentando de forma expressiva no Brasil, mas ainda há grandes desafios pela frente. No campo da arte e da cultura, em particular, museus, bibliotecas, teatros, cinemas e demais espaços culturais acessíveis a todos ainda são exceção - o que torna ainda mais relevante promover as iniciativas bem-sucedidas, como estímulo à mobilização para democratizarmos a arte e a cultura. É o que acontecerá na primeira jornada cultural de 2014, com a exposição de cases de algumas das instituições de maior relevo para o tema no País e debate entre os participantes.
Sobre o Palestrante
Mara Gabrilli, Carlos Ferrari, Juliane Rega e Edson Defendi participarão dessa primeira Jornada Cultural de 2014.
Mara Gabrilli é publicitária, psicóloga, empreendedora social e deputada federal - a primeira tetraplégica a assumir o cargo no País. Fundou, em 1997, o Instituto Mara Gabrilli, Oscip que desenvolve programas de defesa dos direitos de pessoas com deficiência, apóia atletas com deficiência, promove o desenho universal e fomenta pesquisas científicas e projetos culturais sobre acessibilidade e inclusão.
Carlos Ferrari é administrador de empresas e professor universitário. Deficiente visual de nascença, cego aos 7 anos, é atual presidente da Associação para Valorização de Pessoas com Deficiência (Avape), vice-presidente da Federação Nacional das Avapes, conselheiro do Conselho Nacional de Saúde, secretário geral da Organização Nacional de Cegos do Brasil e membro da Comissão de Planejamento Estratégico da União Latino-americana de Cegos.
Juliane Rega é formada em História, especialista em Educação de Surdos, fluente em Libras (Língua Brasileira de Sinais) e educadora cultural da Fundação Dorina Nowill para Cegos. Atua na área museológica desde 2006, sempre no setor educativo. Atualmente cursa pós-graduação em Gestão Cultural pelo Senac.
Edson Defendi é mestre em Psicologia Clínica e especialista em Psicoterapia Familiar pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). É o responsável técnico pela área de Soluções em Acessibilidade da Fundação Dorina Nowill para Cegos, de onde também já coordenou o Setor de Educação Especial e o Programa de Empregabilidade.

fonte:
http://jornadas.fundacaobunge.org.br:8080/jornadas.asp

Nenhum comentário:

Postar um comentário