Ouvir o texto...

quinta-feira, 6 de março de 2014

Museu de Novgorod apresenta tesouro de 1.000 anos em Londres



O Museu Britânico está recebendo a partir de quarta-feira, 05, a exposição "Vikings: Vida e Lenda", que pretende mostrar as principais etapas na era deste povo entre os séculos VIII e XI. A instituição, uma das maiores da Rússia, apresentará na mostra um tesouro com, aproximadamente, um milênio, encontrado há muitos anos por fazendeiros na beira do Lago Ilmen, na mesma região onde se situa o museu russo.

Ao todo, o público poderá apreciar 73 itens de uma arca de joias que foi descoberta durante a aração de um campo perto da vila de Liuboyezhi. De acordo com o representante do museu russo, o tesouro original consistia de 112 objetos decorados com prata de alta qualidade e outros parcialmente dourados.

Arqueólogos acreditam que alguns itens da coleção tiveram origens escandinavas, o que indica evidências de relações comerciais entre a antiga Novgorod e a Escandinávia. Além disso, o tesouro encontrado em Liuboyezhi é semelhante a outras descobertas feitas na ilha de Gottland, situada no Mar Báltico, e na Suécia continental.

A exposição no Museu Britânico promete se tornar um dos principais eventos culturais da Europa em 2014 e ficará aberta ao público até o dia 22 de junho.


fonte:
http://www.diariodarussia.com.br/cultura/noticias/2014/03/06/museu-de-novgorod-apresenta-tesouro-de-1000-anos-em-londres/

Nenhum comentário:

Postar um comentário