Ouvir o texto...

sexta-feira, 21 de março de 2014

Museu norueguês devolve um Matisse roubado por nazistas

Quadro roubado em 1941 passou por muitas mãos até ser encontrado em 2012 pela família de dono original.



Tone Hansen (direita), diretora da galeria de arte Henie Onstad, e Christopher A Marinello, membro da família Rosenberg, posam com quadro de Matisse roubado durante a 2ª Guerra Mundial

O museu norueguês Heni Onstad devolveu nesta sexta-feira um quadro do pintor francês Henri Matisse aos descendentes americanos do marchand de arte francês Paul Rosenberg, roubado pelos nazistas durante a II Guerra Mundial.

"Perfil azul diante da chaminé", um retrato pintado por Matisse (1869-1954) em 1937, foi entregue aos descendentes de Rosenberg nos Estados Unidos.

O quadro, cujo valor é calculado em 20 milhões de dólares, foi reclamado pela família Rosenberg, que o localizou durante uma exposição no Centro Georges Pompidou de Paris em 2012.

Confiscado na França pelos nazistas em 1941, o quadro passou a fazer parte da coleção do comandante da Luftwaffe, Hermann Goering, antes de acabar nas mãos do marchand alemão Gustav Rochlitz, proprietário de uma galeria em Paris e depois na galeria parisiense Pétridès.

Em 1950, o armador norueguês Niels Onstad o comprou do corretor parisiense Henri Bénézit, sem saber direito a origem do quadro.
 
fonte:
http://www.em.com.br/app/noticia/internacional/2014/03/21/interna_internacional,510483/museu-noruegues-devolve-um-matisse-roubado-por-nazistas.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário