Ouvir o texto...

sábado, 15 de março de 2014

Obra rara de 1628 é restituída ao Museu Goeldi (PA)

Volume foi furtado em 2008 e encontrado em Nova York por um livreiro que comprava obras raras e desconfiou quando foi oferecida a publicação

A Polícia Federal brasileira comunicou ao Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG) que foi achada nos Estados Unidos uma das edições furtadas em 2008 da Coleção de Obras Raras da Biblioteca Domingos Soares Ferreira Penna, localizada no Campus de Pesquisa do museu Goeldi, em Belém. Trata-se do Rerum Medicarum Novae Hispaniae, escrito em latim por Francisco Hernandez em 1628.

Segundo o delegado Adalton de Almeida Martins, o volume foi encontrado em Nova York por um livreiro que comprava obras raras e desconfiou quando foi oferecida a publicação. O especialista da galeria Swan entrou em contato com as autoridades brasileiras, que, então, tomou medidas para restituir o patrimônio ao Museu Goeldi.

A obra está em posse da Polícia Federal, que retomará as investigações sobre o furto do livro com a ajuda da Federal Bureau of Investigation (FBI). O delegado Martins entregará a obra ao diretor do Museu Goeldi, Nilson Gabas Junior, na 19 de março de 2014, às 16 horas, na Biblioteca Ferreira Penna.

O Rerum Medicarum Novae Hispaniae é um in folio – método de impressão feito em uma folha dobrada ao meio. Hernandez, o autor, era um médico e botânico espanhol. Foi pioneiro no estudo da saúde no novo continente.

As publicações furtadas, incluindo a que foi encontrada, datam dos séculos 17, 18 e 19. O Museu Goeldi descobriu o furto durante um treinamento para manuseio e curadoria das coleções em 17 de dezembro de 2008.

Acervo

A Biblioteca Domingos Soares Ferreira Penna funciona desde 1894. Após reforma recente, reabriu para o público no dia 15 de abril de 2013. De acordo com a chefe da Coordenação de Informação e Documentação (CID) do Museu Goeldi, Astrogilda Ribeiro, a instituição tem cerca de 3 mil obras essenciais e raras hoje acondicionadas em uma sala cofre
Leia mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário