Ouvir o texto...

terça-feira, 26 de agosto de 2014

Firmino Filho assina ordem de serviço para construção do Museu da Imagem e Som do Piauí

O espaço representará também um avanço econômico, já que também servirá de galeria para comercializar obras


O prefeito Firmino Filho assinou ordem de serviço para a criação do Museu da Imagem e do Som e da Pinacoteca do Piauí na tarde desta segunda-feira (25), em solenidade realizada no Palácio da Música, localizado no centro da capital.

O secretário municipal de Economia Solidária, Olavo Braz, o arquiteto Júlio Medeiros e o museologista Chico Aragão apresentaram o projeto do MIS-PI e Pinacoteca. Este foi o terceiro passo para o início do projeto, o primeiro se deu com a desocupação do prédio da antiga Câmara de Vereadores de Teresina, onde abrigará o museu. O segundo foi a finalização do projeto.

Olavo Braz contou como surgiu o projeto. “Não temos em Teresina um espaço digno para abrigar e apresentar nossa cultura, além de produzir e comercializar as obras dos artistas locais. O espaço também irá receber obras de artistas de todo o mundo. É preciso resgatar a cultura do povo e incentivar os diversos segmentos das artes. O MIS – PI e Pinacoteca será um centro de interação”, explicou.

O museologista Chico Aragão está há 5 meses em Teresina montando o projeto do Museu. “O MIS – PI será um equipamento para guardar e divulgar a memória da cidade. Espaços como este elevam a autoestima do povo e difundem a história e os valores”, frisou.

Ao todo serão investidos R$ 6.180.945,41, com recursos próprios da Prefeitura, e a obra deverá ficar pronta em 270 dias, após a licitação. O projeto terá cinco pavimentos com loja, café, cine-clube, auditório, estúdio de som, laboratório de cinema, ilha de edição, midiateca, videoteca, núcleo de digitalização, restauração e catalogação, laboratório de fotografia e espaço destinado a eventos.

Para o prefeito Firmino Filho o museu é um aparelho cultural importante para o resgate da cultura. “Tudo isso faz com que possamos incorporar nossa cultura como instrumento de produção. Vamos expor nossos valores visuais e pôr em prática as boas ideias da economia criativa. É uma forma de valorizar nossa cara, nossa gente, nossos costumes”, comemorou.

O Museu da Imagem e Som e Pinacoteca contará com elementos como fotografias, desenhos, pinturas, hemerotécnicos, videográficos, fonográficos.

 
fonte: @edisonmariotti #edisonmariotti http://www.jornaldeluzilandia.com.br/txt.php?id=32334

Nenhum comentário:

Postar um comentário