Ouvir o texto...

sábado, 23 de agosto de 2014

Jorge Marinho, desde 2002, quando iniciou o processo de criação de figuras humanas moldadas em cristal e vidro.


Com uma carreira consolidada em arte decorativa e utilitária na Oficina do Vidro no Campeche, em Florianópolis, o artista Jorge Marinho realiza a primeira exposição individual de suas esculturas, um trabalho que desenvolve desde 2002, quando iniciou o processo de criação de figuras humanas moldadas em cristal e vidro.


Jorge Marinho abre exposição Corpos Invisíveis






O resultado deste trabalho aprimorado ao longo de mais de uma década poderá ser conferido a partir do dia 2 de setembro, terça-feira, às 19 horas com a abertura da exposiçãoCorpos Invisíveis, na Helena Fretta Galeria de Arte, em Florianópolis, que recebeu uma pintura especial na fachada com design do arquiteto João Edmundo Bohn Neto para abrigar a mostra.

A exposição é composta por 35 esculturas de corpos, torsos e cabeças humanas em cristal e lâminas de vidro moldado. Como terceiro elemento de composição, o artista utiliza o ferro na montagem de algumas obras.

As peças em cristal são executadas em fornos de cristaleria, atingindo temperatura de 1.300 graus, a mesma tecnologia utilizada na fabricação das tradicionais peças em vidro soprado. Os torsos e as cabeças em vidro moldado são criados nos fornos de seu ateliê, em temperatura de 780 graus.

A linguagem artística de Jorge, que poderá ser conhecida nesta exposição, foi desenvolvida ao longo dos anos através de conhecimentos adquiridos em estudos de escultura em mármore e argila, desenho de nu artístico e das mais variadas técnicas de moldagem e fusão de vidro e cristal.

Sua técnica foi desenvolvida com a participação em workshops sobre cristal e vidro na Alemanha, República Tcheca, Espanha e Estados Unidos. Nascido em Bandeirantes, no Paraná, reside há 32 anos em Florianópolis. Graduado em letras pela UFSC, cursou mestrado em desenvolvimento de produtos para moda e design no Instituto Orbitato, em Pomerode.

abertura da exposição Corpos Invisíveis, de Jorge Marinho.
2 de setembro, terça-feira, às 19 horas.
Visitação até 27 de setembro de segunda a sexta, das 9h às 18h30 e aos sábados, das 9h às 13h. 

Helena Fretta Galeria de Arte. Rua Presidente Coutinho, 532, Centro, Florianópolis. 
gratuito.

fonte: @edisonmariotti #edisonmariotti http://www.correiodailha.com.br/noticias/lernoticia.php?id=24365

Nenhum comentário:

Postar um comentário