Ouvir o texto...

domingo, 24 de agosto de 2014

Museu reúne quatro mil bonecas e brinquedos

Aqui Chucky não entra. As crianças não gostam e têm medo. Eu concordei com a proprietária THEREZINHA BARROS porque é fácil e até clichê para um adulto associar bonecas e brinquedos a filmes de terror. Mas para as crianças não. É bonito, inspirador e carinhoso, é um paraíso. Algumas param por horas, observam detalhes, perguntam o porquê daquilo e a época daquele brinquedo.

O museu é enorme, tem uma entrada teatral onde você entra num chá de bonecas de tamanho grande em uma sala mobiliada. Ali as meninas mais novas já ficam ansiosas. Mais adiante o número começa a impressionar: são muitas, são armários inteiros dedicados a específicas celebridades como bonecas de SHIRLEY TEMPLE e outras atrizes que alcançaram a fama ainda na infância.

Numa espécie de viagem ao passado, o Museu consegue também registrar o design das caixas de brinquedo, dos jogos com cores e fontes diferentes.



Decoração

Muitas peças ali foram criadas para decorar camas em quartos de casal e das moças e, por serem peças frágeis, de louça e de alto valor, o visitante pode observar apenas dentro dos armários. Há também uma sala dedicada à Barbie, com a primeira versão da boneca e seu parceiro KEN. Numa parede podemos encontrar toda a família Barbie, os tios, a madrinha, sobrinhos e amigos. Uma verdadeira Barbilândia. Com aviões, trajes e tudo que você puder imaginar. Dali estilistas de moda podem tirar inúmeras inspirações para coleções.

As bonecas folclóricas de outros países também estão presentes, com trajes típicos e materiais diferentes de elaboração. Umas feitas de massa, outras de lata, umas com grife, roupas da Dior e adereços delicados.

Engana-se quem pensa que o MUSEU DE BONECAS E BRINQUEDOS é apenas para meninas, lá no fundo há um salão com brinquedos para meninos e jogos, além de uma variedade enorme de carrinhos de diferentes épocas e marcas. Ali encontrei ATARI, vi GENIUS e uma prateleira dedicada a AYRTON SENNA.

É uma sorte para o BAIRRO SANTA MARTA a construção deste espaço cultural valorizando bonecos e jogos da infância brotando em atração turística numa região sem muito charme, ainda que próxima ao PARQUE MÃE BONIFÁCIA e ao Buffet ALPHAVILLE. É uma pérola.



Conversando com a vibrante e corajosa proprietária THEREZINHA BARROS, senti que, a exemplo de grande parte da classe artística, ela traz uma certa decepção com o incentivo cultural promovido pelo Estado para com ações como esta. Chamei a atenção dela: os tempos mudaram, temos melhorias sim, vários editais (nacionais e estaduais) estão abertos, o que não pode é ficar esperando alguém ir ali tocar a campainha do Museu para financiar melhorias, tem que ir até à SEC, no centro da capital, tem que buscar parceiros, criar um café na recepção, elaborar agendas mensais e visitas escolares.

O lugar com tantas peças em tantas salas merece ganhar visibilidade e difundir este investimento privado. Eu gostei muito do acervo, do staff e do espaço. Com paciência e tempo suficiente, leve a criançada e viaje no tempo. E fica a dica: pergunte à proprietária quem é e onde está a boneca Marília.
 
MUSEU DE BONECAS E BRINQUEDOS
 
Doações: sabe aquelas bonecas e brinquedos que você tem guardados aí? Não jogue fora, leve para o MUSEU e entre para a lista de colaboradores. O Museu aceita também parceiros para investimento no espaço. 
www.museudasbonecas.com.br
Rua Bom Jesus de Cuiabá, 90 - Jardim Santa Marta,  Cuiabá.
Segunda a sexta: 14h às 17h
Sábado: 9h às 17h
INFO: (65) 9981 4170 e (65) 9214 9004
fonte: http://www.circuitomt.com.br/editorias/cultura/48878-museu-reune-quatro-mil-bonecas-e-brinquedos.html @edisonmariotti #edisonmariotti

Um comentário:

  1. Boa noite, através de suas postagens, aprendo um pouco mais e quanto as bonecas,estou encantada.

    ResponderExcluir