Ouvir o texto...

quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Igreja da Sé será reaberta após reforma e contará com museu de arte - em São Luís. MA


Após 11 meses de reforma, a igreja será reaberta, em São Luís.
Dentro da Igreja, será inaugurado, também, o Museu de Arte Sacra.





A Igreja da Sé, um dos pontos religiosos e turísticos mais importantes de São Luís será reaberto nesta quarta-feira (10). Totalmente restaurada, a igreja é um monumento construído pelos jesuítas, em 1622, e tombado pelo Patrimônio Histórico Mundial e, agora, o prédio abriga o Museu de Arte Sacra.

Após onze meses de trabalho de restauração, a Catedral da Sé, finalmente, está pronta. A principal peça de toda a reforma é o altar mor é o único altar de igreja, no Brasil, construído em estilo tradicional português tombado pelo Patrimônio Histórico Nacional isoladamente.

A peça é de grande importância para a história da arte e do cristianismo no Brasil. Na reforma foram utilizadas tintas e mão de obra especial. Só de ouro 22 quilates, vindos da Itália, foram gastos mais de 600 mil reais. Tudo para ter de volta o altar igual a como era na inauguração de 1622.

“O Iphan não vai mais permitir a colocação de flores dentro da igreja próximo ao altar mor, porque elas são uma fonte de problemas, já que elas trazem umidade, oxidam o ouro, insetos e etc. E, de todo modo, nenhuma noiva precisa enfeitar tão precioso como essa”, revela a superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Kátia Bogea.

Padre Cézar, há 6 anos na Catedral da sé, está emocionando com o resultado da reforma e não vê a hora de voltar a celebra missas na igreja.”Eu estou muito ansioso, querendo ver como vai ser daqui para frente a nova Catedral da Sé”, conta.

Museu de Arte Sacra
Também vai ser inaugurado o Museu de Arte Sacra, que passa a ocupar as dependências da igreja. O museu funcionava anteriormente em prédio anexo ao Museu Histórico e Artístico do Maranhão e agora será reinaugurado com uma exposição mais contextualizada e atrativa. Todas as peças do acervo foram restauradas e receberam informativos que deixará a visitação mais completa.

A exposição está dividida em 13 salas que contam também um pouco da história religiosa e sua importância na construção do Maranhão. Ao todo, 400 peças estão expostas. As obras têm proteção total, sendo cobertas com cúpulas de vidro temperado à prova de balas. O espaço foi cedido pela igreja para funcionar durante 30 anos.

fonte: @edisonmariotti #edisonmariotti http://g1.globo.com/ma/maranhao/noticia/2014/09/igreja-da-se-sera-reaberta-apos-reforma-e-contara-com-museu-de-arte.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário