Ouvir o texto...

quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Mediadores de Museus de cinco países participam em conferência em São Brás de Alportel

O Museu do Trajo de São Brás de Alportel vai acolher a primeira Conferência Europeia de Mediadores de Museu, uma iniciativa realizada no âmbito do projeto «Museum Mediators» que juntará profissionais de Portugal, Espanha, Itália, Estónia e Dinamarca, os países que fazem parte desta rede europeia.

«Há ainda muito a ser feito, desenvolvendo com grande ambição, novas conceções e reflexões sobre o papel dos museus na sociedade em que vivemos, com o incontornável papel da Mediação. Vamos desfrutar de um urgente e emocionante debate sobre os nossos sonhos, as nossas ideias e os nossos futuros», anunciou a organização do evento, a cargo dos responsáveis pelo «Museum Mediators».

«Esta conferência não será feita de comunicações. Trata-se tão só de partilhar, criar e desfrutar de dois dias de interação com amigos que compartilham da mesma paixão: Museus, Ideias, Pessoas, Democracia», acrescentam.




Os Mediadores de Museus e Educadores «são profissionais altamente qualificados que vêm de diferentes campos académicos, com pouca ou nenhuma formação educacional e comunicacional, competências tão indispensáveis para suas atividades diárias».

Foi esta realidade que levou à criação do projeto «Museum Mediators», cujo principal objectivo é criar as práticas e orientações vistas para os profissionais da mediação que representam a estrutura institucional e profissional, vistas como necessárias pelos parceiros desta rede.

«Depois de um projeto de dois anos financiado pela Comissão Europeia através do Lifelong Learning Program, os parceiros têm vindo a alcançar os seus objetivos», descrevem.

Neste período, além da criação efetiva da rede, foram organizados cursos de formação em Portugal, Espanha, Itália, Estónia e Dinamarca, em que estiveram envolvidos 103 alunos, e criada uma estrutura “Think Tank”, para debate e reflexão de Mediação em Museus Europeus.

Mais informações sobre a conferência e o projeto «Museum Mediators» pode ser encontrada

fonte: @edisonmariotti #edisonmariotti no site da iniciativa. // //

Nenhum comentário:

Postar um comentário