Ouvir o texto...

terça-feira, 30 de setembro de 2014

População do Sumbe clama pela construção de um museu

Sumbe - Os cidadãos do Sumbe, capital da província do Cuanza Sul, manifestaram hoje (segunda-feira) o desejo de verem aberto, a curto ou médio prazo, um museu local para pesquisar e conservar a identidade dos povos da região.

Em declarações hoje à Angop, alguns populares disseram que essa infra-estrutura vai permitir a investigação cultural e a preservação dos hábitos e costumes do seu povo.

Segundo o estudante Alfredo Pedro, a falta de um museu local põe em risco os símbolos e outros valores culturais da região, bem com a transmissão do testemunho cultural às novas gerações.

“É através dos museus que as novas gerações vão receber conhecimentos sobre a formação das tribos, como lutavam, etnia de um determinado povo”,disse Alfredo Pedro.

Referiu que o museu é uma instituição de grande utilidade para a área académica e científica, por permitir a pesquisa sobre o modo de vida dos antepassados e onde são expostos vários materiais da história dos homens e da região.

Por sua vez, o professor Elísio Manuel disse que um museu ajuda na construção de noções contextuais da evolução cultural no tempo e espaço.

Referiu que a falta de um museu na província tem reflectido na vida dos estudantes e crianças que querem saber da natureza, da vida dos povos e não só.

De acordo com o director provincial da cultura no Kwanza-Sul, Manuel Rosa do Nascimento, o seu pelouro possui um programa já remetido a instâncias superiores para a construção de um museu local, tendo em conta o grande mosaico cultural da região, acrescentando que logo que o projecto seja aprovado será construído o empreendimento. 
 
fonte: @edisonmariotti #edisonmariotti http://www.portalangop.co.ao/angola/pt_pt/noticias/lazer-e-cultura/2014/8/40/Populacao-Sumbe-clama-pela-construcao-museu,8edb17df-ef7d-4939-b6c6-6ed5530db8d0.html
 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário