Ouvir o texto...

quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Louvre, Versalhes e Museu d’Orsay vão abrir sete dias por semana

O museu do Louvre, o Palácio de Versalhes e o Museu d’Orsay, em Paris, vão abrir suas portas ao público sete dias por semana, segundo o Ministério da Cultura francês. A medida deverá entrar em vigor no máximo em três anos, apesar das críticas feitas pelos sindicatos, que denunciam “a falta de diálogo social”.


O Museu do Louvre em Paris é um dos mais visitados do mundo

De acordo com projeto apresentado pelo ministério, a abertura dos três museus nacionais mais frequentados do país "melhorará o atendimento ao público e o acesso às obras." A CGT, um dos principais sindicatos franceses, criticou a decisão do governo. "A ideia é ganhar mais dinheiro sem preocupação com a qualidade das visitas", disse o representante Christian Galani.

Segundo ele, apenas 85% dos salões do Louvre estão abertos ao público atualmente. Caso o museu abra sete dias por semana, algumas salas serão fechadas para adaptar a capacidade de visitantes ao número de funcionários. Mesmo em tempos de cortes de gastos, o governo pretende abrir novas vagas para garantir o bom funcionamento. Para o sindicalista francês Frédéric Sorbier, a "única prioridade do governo é o atendimento dos turistas."

Os representantes dos assalariados do palácio de Versalhes também criticam a decisão. "Seremos obrigados a limpar tudo durante a noite. Isso custará mais caro, porque teremos que pagar o adicional noturno", divulgou em uma nota o sindicato CFDT (Confederação Francesa Democrática do Trabalho).

Filmagens podem ser afetadas

Os sindicatos lembram que a abertura do palácio de Versalhes sem interrupção também prejudicará as produtoras que alugam o local para filmagens de longa-metragens – uma fonte de renda importante para os cofres do museu. O governo alega que as receitas extras geradas pelos turistas resultará em “um saldo econômico positivo”. Paris é uma das únicas cidades europeias onde os museus não funcionam sete dias por semana.

Atualmente, os três estabelecimentos fecham na segunda ou terça-feira. Só o Museu do Louvre recebe mais de 9,2 milhões de visitantes por ano – um recorde mundial. O palácio de Versalhes recebe 7 milhões de pessoas e o Museu d’Orsay, 3,5 milhões. Em 2013, mais de 73 milhões de turistas visitaram os 53 museus e monumentos da capital.

 fonte: @edisonmariotti #edisonmariotti http://www.portugues.rfi.fr/franca/20141001-louvre-versalhes-e-museu-d-orsay-vao-abrir-sete-dias-por-semana

Nenhum comentário:

Postar um comentário