Ouvir o texto...

domingo, 12 de outubro de 2014

São Paulo recebe Portinari - 'Capela da Nonna' chega ao Museu de Arte Sacra

Buscar referências da capital e trazê-las ao interior do Estado é uma prática comum, especialmente no ramo da cultura. Mas as atrações de nossa região, aos poucos, também vêm confirmando seu valor nos grandes centros.


Angélica Fabbri em frente à réplica da Capela em SP (Foto: Divulgação)

Um exemplo disso é a exposição “Capela da ‘Nonna’: Fé, Religiosidade e Arte”, aberta ao público paulistano esta semana no Museu de Arte Sacra de São Paulo, instituição ligada à Secretaria de Estado da Cultura.

Realizada pela Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari Portinari (ACAM), que administra o espaço, em Brodowski, a mostra é um dos conjuntos mais importantes da obra sacra do pintor modernista e marca a primeira itinerância do museu à cidade de São Paulo.

“É uma alegria receber aqui obras dessa importância e estabelecer essa troca entre museus do interior e da capital”, diz o diretor executivo do Museu de Artes Sacras José Carlos Marçal de Barros.

De acordo Angelica Fabbri, diretora da ACAM Portinari, a mostra apresenta uma réplica da capela pintada por Portinari para sua “nonna” (avó em italiano) Pellegrina em 1941.

A aposentada Ernestina de Faria, que ficou emocionada com a exposição (Foto: Divulgação)

À época, a matriarca estava muito debilitada para ir à igreja e, para amenizar seu sofrimento, o neto separou um cômodo da casa para fazer uma capela, onde pintou Jesus, Santo Antonio de Pádua, São João Batista, Santa Luzia, São Pedro, São Francisco de Assis, A Sagrada Família e A Visitação.

As imagens com tamanhos naturais têm feições de parentes e amigos do pintor, tradição na pintura do século 15 retomada pelo artista.

“É maravilhoso! Ficaria muito feliz se meu neto fizesse uma capela assim pra mim”, diz emocionada Ernestina de Faria, 82 anos, uma das primeiras visitantes da instalação.

Padre Fábio de Melo

Quem estava de passagem pelo Museu de Artes Sacras e também ficou sensibilizado com a exposição foi o festejado padre Fábio de Melo. “Foi uma grata surpresa saber que isso aqui nasceu de uma fé muito singular. Uma atitude muito terna da parte do pintor”, comenta.

Foram necessários alguns meses e muito trabalho para que a atmosfera da capela de Brodowski fosse recriada na área externa da sede do Museu de Arte Sacra, que existe desde 1969.

Padre Fábio de Melo esteve presente na abertura do evento (Foto: Divulgação)
“Como essas obras estão em murais na cidade natal do artista, a reprodução fiel foi a maneira encontrada para apresentar sua obra com inspiração religiosa a novos públicos. Esperamos que isso motive visitas ao Museu Casa de Portinari”, explica Angelica.

Ela ainda conta que a “Capela da Nonna” tem um projeto especial de acessibilidade. Além dos recursos de luz e som e do vídeo institucional que apresenta o Museu Casa de Portinari, deficientes visuais e auditivos contam, respectivamente, com materiais em braile e libras. Diversas atividades educativas relativas à extensa obra de Portinari serão desenvolvidas até o fim da mostra, em dezembro.

“Queremos propor um diálogo entre as obras dele e de outros artistas expostos no museu. A ideia é montar um rota modernista pela temática religiosa”, adiantou Vanessa Costa Ribeiro, coordenadora de ações educativas do Museu de Artes Sacras.


SERVIÇO
Capela da ‘Nonna’: Fé, Religiosidade e Arte
Até dezembro, no Museu de Artes Sacras de São Paulo
Avenida Tiradentes, 676 - Luz
De terça a sexta-feira, das 9h às 17h, sábados e domingos, das 10h às 18h
Ingresso: R$ 6 e grátis aos sábados
Inf.: (11) 3326-3336



fonte: @edisonmariotti #edisonmariotti http://www.jornalacidade.com.br/lazerecultura/NOT,0,492,998536,Sao+Paulo+recebe+Portinari.aspx

Nenhum comentário:

Postar um comentário