Listen to the text.

quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Virada Científica da USP terá 24 horas com 100 atividades no fim de semana

Público infantil é o foco da iniciativa: museus e campus estarão abertos. Serão oferecidas palestras, oficinas e jogos neste sábado e domingo.


Cidade Universitária, Universidade de São Paulo: vista do novo prédio da Reitoria (Foto: Ana Carolina Moreno/G1)

A cidade de São Paulo vai receber, das 8h de sábado (11) às 8h de domingo (12), a primeira Virada Científica promovida pela Universidade de São Paulo (USP). Serão 24 horas com mais de 100 atividades, a maioria delas com foco no público infantil.

saiba mais
O evento, que tem objetivo de aproximar a sociedade do universo da ciência, vai oferecer oficinas, experimentos, jogos, palestras e sessões de cinema.
Em São Paulo, as atividades serão realizadas em diversas unidades da USP: Cidade Universitária; Instituto Butantan; Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT); Faculdade de Medicina (Zona Oeste); Casa de Dona Yayá; Centro Universitário Maria Antônia (Centro); e Parque CienTec (Zona Sul).
Além dessas atividades, a virada vai proporcionar também entrada franca em alguns museus da cidade: Museu de Arte Contemporânea da USP (MAC); Museu de Arqueologia e Etnologia; Museu de Anatomia Veterinária; Museu Oceanográfico; museus do Instituto Butantan; e Museu de Geociências.
A virada também vai acontecer no interior, na Escola de Engenharia de Lorena, e em Itu, no Museu Republicano “Convenção de Itu”. Em Santos, no litoral, também haverá atividades no Engenho dos Erasmos.
Ciência no cinema
Como parte da programação, alguns institutos terão sessões de cinema gratuitas com filmes que trazem a ciência como base. O Cinusp, por exemplo, terá obras como A Invenção de Hugo Cabret e Jimmy Nuetron. Já o Instituto Oceanográfico promoverá a exibição de Procurando Nemo com um bate-papo sobre a ciência que existe por trás do longa.
O Cinusp fica na rua do Anfiteatro, 181 e as sessões acontecem das  9hs às 22hs no sábado e das 0h às 7h no domingo. O Instituto Oceanográfico fica na praça Oceanográfico, 191 com sessões às 9h às 14h.
Visita aos laboratórios
A Escola Politécnica promove um tour guiado pelos laboratórios. Um deles é o Tanque de Provas Numérico, que tem como uma das funções prever o comportamento de plataformas de produção e exploração de petróleo. Entre as atividades, está a visita a um simulador de uma cabine de avião. O Instituto de Física levará o público a conhecer oito laboratórios, entre eles, o de Física Nuclear.

A Escola Politécnica fica na Avenida Professor Luciano Gualberto, 380 e as visitas acontecem das 13h às 17h. O Instituto de Física fica na rua do Matão, na Travessa R, 187. Os tours acontecem das 9h às 16h.

Observação do céu
O Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas terá, durante o dia, um planetário inflável e digital que irá simular chuvas de meteoro e a posição das constelações dos dois hemisférios. À noite, três telescópios profissionais auxiliaram os visitantes a observar o céu.
O Instituto fica na rua do Matão, 1226. O planetário digital funcionará das 10h às 22h. A observação noturna acontece a partir das 18h e continua até o nascer do Sol.

Observação de aves
No domingo, os visitantes poderão viver a experiência de caminhar por uma trilha com cerca de dois quilômetros, dentro do Instituto Butantan. Nela, os observadores poderão encontrar aves típicas da Mata Atlântica que só pode ser encontradas nas redondezas do instituto. Antes da caminhada, haverá um curso sobre observação e fotografia de aves no Instituto de Física.

A oficina  acontece no Auditório sul do Instituto de Física, que fica na rua do Matão, Travessa R, n 187, das 13h às 17h. A saída para a observação terá concentração no portão do Instituto Butantan, dentro da USP, às 6h45.

Corpo humano
Para a virada, o Instituto de Biociências trará uma célula humana aumentada 130 mil vezes onde os visitantes poderão fazer um passeio e receber explicações sobre a função de cada parte que a compõe. O instituto fica na rua do Matão, Travessa 14, 321. A exposição acontece no saguão André Dreyfus, das 9h às 17h.


Serviço:
Data: das 8h de sábado (11) às 8h de domingo (12).
Locais: Cidade Universitária; Instituto Butantan; Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT); Faculdade de Medicina (Zona Oeste); Casa de Dona Yayá; Centro Universitário Maria Antônia (Centro); e Parque CienTec (Zona Sul).

Preço: entrada gratuita.
Programação completa: prceu.usp.br

fonte: Do G1 São Paulo @edisonmarioti #edisonmariotti 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário