Ouvir o texto...

sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Associação de Museologia preocupada com entrega de museus públicos a autarquias ( .pt )

Lisboa, 12 nov (Lusa) - O presidente da Associação Portuguesa de Museologia (APOM), João Neto, disse hoje estar "muito preocupado" com o projeto anunciado pelo Governo de entregar a gestão de alguns museus da rede pública a câmaras municipais.

"Que garantias vão ser dadas de que os museus vão cumprir a sua missão e manter boas práticas na área da museologia?", questionou o responsável, contactado pela agência Lusa.

Na terça-feira, o secretário de Estado da Cultura, Jorge Barreto Xavier, anunciou, no parlamento, que está a ser ponderada a passagem de alguns museus da rede pública para a gestão de câmaras municipais.

Jorge Barreto Xavier falou no projeto durante a discussão, na especialidade, do Orçamento do Estado para 2015, perante os deputados das comissões de Educação, Ciência e Cultura e de Orçamento, Finanças e Administração Pública.

Para o presidente da APOM, o projeto levanta várias questões: "Tem de haver uma responsabilização e inspeção, e a Rede Portuguesa de Museus não tem funcionários suficientes para acompanhar o funcionamento dos museus".

No parlamento, o secretário de Estado da Cultura indicou que, no âmbito desta passagem, serão transferidos trabalhadores e montantes financeiros dos museus para as autarquias que os passem a gerir.

Jorge Barreto Xavier não adiantou que câmaras municipais vão receber a gestão de museus, mas indicou ainda que também serão responsáveis pela nomeação das respetivas direções.

João Neto defende que, a ser feita esta transferência de gestão de museus públicos para autarquias, "não pode ser certamente de um dia para o outro".

"Tem de ser uma transição muito bem pensada e com um período de adaptação", defendeu o presidente da APOM, lamentando que a Secretaria de Estado da Cultura não tenha ouvido entidades ligadas ao setor sobre uma questão que envolve "património que é de todos".

Alertou ainda que "se há autarquias que se interessam pela cultura e investem nessa área, como Mação, Penafiel, São João da Madeira, Portimão e Vila Franca de Xira, outras fazem-no de forma um pouco básica".

A APOM, que celebra 50 anos em 2015, distingue desde 1997 museus, projetos, profissionais e atividades desenvolvidas no setor com prémios anuais, atribuídos para incentivar a preservação e divulgação do património.

AG//GC.

Lusa/Fim

Fonte: Agência Lusa @edisonmariotti #edisonmariotti http://portocanal.sapo.pt/noticia/43134/

Nenhum comentário:

Postar um comentário